metropoles.com

Índice Cielo: vendas do Natal crescem 10,5% em 2022

O levantamento, realizado entre os dias 19 e 25 de dezembro, aponta que a alta nas vendas superou o crescimento da Black Friday

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Natal na feira dos importados
1 de 1 Natal na feira dos importados - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As vendas do comércio varejista durante o período de Natal deste ano registraram um crescimento de 10,5% em relação a 2021, segundo dados do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).

O levantamento, realizado entre os dias 19 e 25 de dezembro de 2022, aponta que a alta nas vendas superou o crescimento registrado na Black Friday, em novembro, cujas vendas avançaram 6,9% na comparação anual.

De acordo com o Índice Cielo, o varejo online teve um desempenho melhor do que as lojas físicas, com alta de 18,4% (ante 10% do varejo físico).

O setor de turismo e transporte, impulsionado pelas viagens de fim de ano, cresceu 26,1%. Já o segmento de cosméticos e higiene/beleza registrou avanço de 23% em relação ao Natal de 2021.

Na sequência, aparecem o setor de livrarias, papelarias e afins (alta de 22%) e óticas e joalherias (17%).

A região Sul do país teve o maior crescimento nas vendas de Natal, com alta de 12,8%, liderada pelo estado do Paraná (15,1%). O Norte registrou avanço de 11,5%, seguido por Centro-Oeste (10,9%), Sudeste (9,3%) e Nordeste (7,6%).

O ICVA é apurado por meio de consultas junto a 1,1 milhão de varejistas credenciados na empresa de meios de pagamento Cielo. Eles estão distribuídos por 18 setores do comércio varejista em todo o país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?

Notificações