metropoles.com

Indicador da FGV aponta alta de 0,1% do PIB em outubro

Em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV), o crescimento da economia foi de 2,8%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Economia real crescimento
1 de 1 Economia real crescimento - Foto: iStock

Divulgado na manhã desta sexta-feira (16/12), o Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou uma leve oscilação positiva da economia brasileira em outubro, com alta de 0,1% na comparação com setembro.

Em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o levantamento da FGV, o crescimento foi de 2,8%. Na análise trimestral interanual, a alta foi de 3,3% no trimestre móvel encerrado em outubro.

“O crescimento do PIB em outubro deve-se, principalmente, ao bom desempenho do setor de serviços e do consumo. Assim como tem ocorrido durante todo o ano de 2022, esses componentes seguem contribuindo positivamente apara o desempenho da economia”,  explicou a coordenadora do Monitor do PIB, Juliana Trece, em nota.

“Destaca-se que, após dois recuos consecutivos da atividade econômica, o crescimento de 0,1% é considerado modesto, mas não deixa de mostrar que a economia ainda dá indícios de crescimento, apesar da maior influência do aperto monetário causado pelos altos juros”, completou.

De acordo com o Monitor do PIB, as exportações e importações foram os grupos que mais cresceram no trimestre móvel encerrado em outubro (11,4% e 11,9%, respectivamente).

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou uma expansão de 6,4%, “com relevante contribuição do segmento de máquinas e equipamentos”.

Já o consumo das famílias avançou 5,7%, puxado pelo setor de serviços.

Em termos monetários, o acumulado do PIB até outubro, em valores correntes, é estimado em R$ 8,158 trilhões.

Monitor do PIB

O Monitor do PIB estima, mensalmente, o PIB do Brasil em volume, valor corrente e valor constante de preços. O indicador utiliza a mesma metodologia adotada nas Contas Nacionais Trimestrais (CNT) do IBGE.

As estimativas do Monitor do PIB-FGV antecedem a divulgação dos dados do IBGE. O indicador reúne informações de 12 atividades econômicas que compõem três setores de atividade econômica (agropecuária, indústria e serviços).

O PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Os bens e serviços finais que compõem o PIB são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Assim, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados.

Em 2021, o PIB do Brasil fechou o ano em alta de 5% (taxa revisada pelo IBGE), após a queda de 3,9% em 2020, no primeiro ano da pandemia. O PIB do Brasil no ano passado totalizou R$ 8,7 trilhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?