metropoles.com

Huawei apresenta telefone dobrável 5G antes de lançamento do iPhone 15

Huawei, gigante tecnológico da China, lançou o o Mate X5, que chega ao mercado apenas alguns dias depois do Mate 60 Pro

atualizado

Compartilhar notícia

CFOTO/Future Publishing via Getty Images
Consumidores chineses em loja da Huawei, mexendo em telefones celulares sobre uma mesa. Em destaque, a imagem do telefone dobrável 5G - Metrópoles
1 de 1 Consumidores chineses em loja da Huawei, mexendo em telefones celulares sobre uma mesa. Em destaque, a imagem do telefone dobrável 5G - Metrópoles - Foto: CFOTO/Future Publishing via Getty Images

A chinesa Huawei Technologies apresentou nesta terça-feira (12/9), mesmo dia do lançamento do iPhone 15 pela Apple, o seu segundo dispositivo compatível com 5G em menos de duas semanas.

Trata-se de um telefone dobrável, o Mate X5, que chega ao mercado apenas alguns dias depois do lançamento do Mate 60 Pro – o primeiro telefone 5G da Huawei que usa chips internos desde que os Estados Unidos restringiram o acesso da empresa a tecnologias vitais.

“O melhor telefone dobrável ainda será o Huawei. Vamos dar as boas-vindas a outro aparelho, o Mate X5, para se juntar ao nosso programa pioneiro”, afirmou o CEO do grupo de negócios de consumo da Huawei, Richard Yu, em uma postagem nas redes sociais.

Em 2019, a Huawei foi incluída pelo governo americano em uma lista de empresas apontadas como potencialmente ameaçadoras à segurança nacional. No caso do gigante de tecnologia da China, as restrições foram ampliadas em 2020, em meio a acusações sobre a proximidade da companhia com militares chineses.

Apesar das sanções, a Huawei fechou o primeiro semestre de 2023 com uma participação de cerca de 15% no mercado global de telefones dobráveis. Ela foi a primeira empresa chinesa a lançar modelos desse tipo.

A Apple, que lança nesta terça-feira o iPhone 15, ainda não apresentou seu próprio telefone dobrável.

Proibição do iPhone na China

A batalha tecnológica entre China e Estados Unidos conheceu mais um capítulo recentemente, com a decisão de Pequim de proibir o uso de iPhones por servidores do governo e de empresas estatais.

O fato derrubou os papéis do gigante de tecnologia e fez a Apple perder US$ 200 bilhões em valor de mercado em apenas dois dias.

Segundo informações do The Wall Street Journal e da Bloomberg, os funcionários públicos chineses foram proibidos de usar iPhone e celulares de outras marcas estrangeiras durante o período de trabalho.

A decisão foi avaliada por especialistas como mais uma medida do regime de Pequim para limitar a influência da tecnologia estrangeira no país asiático.

iPhone 15

Como noticiado pelo Metrópoles, a Apple vem se preparando para anunciar aquela que deve ser a mais significativa mudança no modelo em mais de uma década. O gigante de tecnologia deve abandonar o carregador Lightning, que será substituído pelo carregamento via USB-C.

O USB-C, um tipo de carregamento universal, tem uma velocidade de transferência bem maior do que a dos modelos convencionais e pode ser usado em celulares, notebooks, tablets e outros aparelhos.

A principal diferença entre o USB-C e outros USB está relacionada à capacidade dos conectores. O novo modelo tem uma velocidade bem maior de transferência de informações e de energia.

Enquanto modelos antigos têm uma potência média de 2,5 watts, o carregamento por USB-C pode alcançar até 100 watts de potência. Ele também tem maior durabilidade, suportando até 10 mil conexões (10 mil usos).

Essa possível mudança, ainda não confirmada de forma oficial pela Apple, ocorreria menos de um ano depois de a União Europeia (UE) ter aprovado uma legislação que exige que smartphones, tablets, câmeras digitais, alto-falantes portáteis e outros pequenos dispositivos suportem o carregamento via USB-C até 2024.

A lei pretende diminuir o número de carregadores e cabos disponíveis para os consumidores quando compram um novo dispositivo, além de permitir aos usuários que combinem carregadores em vários dispositivos, mesmo que produzidos por diferentes fabricantes.

Ainda não está claro se a mudança para o USB-C será incorporada por todos os modelos do novo iPhone 15 ou se estará disponível apenas para os dispositivos Pro, mais avançados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?