Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Censo: IBGE termina coleta de dados e começa fase de apuração

Após sucessivos atrasos, instituto encerrou a coleta de dados para o Censo Demográfico; mais de 92% da população brasileira foi recenseada

01/03/2023 08:40, atualizado 01/03/2023 12:06
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Coleta do Censo Demográfico começou nesta segunda 01 de agosto de 2022. Recenseadores do IBGE iniciaram a coleta de dados em Goiânia goiás

Após sucessivos atrasos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou a coleta de dados para o Censo Demográfico de 2022, informou o governo federal nesta quarta-feira (1º/3).

O anúncio foi feito pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. A partir de agora, tem início a fase de apuração. Desde o Censo de 1960, o IBGE realiza revisões técnicas sobre os dados coletados junto à população.

De acordo com a pasta, a fase de coleta de dados foi encerrada na noite de terça-feira (28/2). Ao todo, mais de 92% da população brasileira foi recenseada pelo IBGE, o que corresponde a 189,4 milhões de pessoas.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Em alguns estados do país, como Santa Catarina, Piauí e Paraíba, mais de 96% dos moradores foram entrevistados pelos recenseadores.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Na etapa de apuração, que começa nesta quarta, os supervisores técnicos do IBGE podem recomendar retornos pontuais aos locais de coleta de dados, para conferência das informações ou mesmo para a confirmação de que domicílios encontrados vazios estão, de fato, desocupados.

“Criamos um comitê de fechamento do Censo, que inclui oito demógrafos contratados exclusivamente para essa etapa de apuração. Eles trabalharão em sintonia direta com os demógrafos do próprio IBGE”, explica o presidente interino do instituto, Cimar Azeredo.

O anúncio dos dados do Censo está previsto para o fim de abril.

O Censo

O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos.

O questionário básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da amostra, que tem 77 questões.

Inicialmente, o Censo 2022 seria realizado em agosto e setembro do ano passado. Ele foi sucessivamente prorrogado, primeiro até dezembro e, depois, para janeiro de 2023.