metropoles.com

Atraso no arcabouço fiscal pesa e Bolsa termina o dia no zero a zero

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, não seguiu a recuperação dos mercados externos, com os investidores atentos ao fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

imagem colorida do painel da Bolsa de Valores
1 de 1 imagem colorida do painel da Bolsa de Valores - Foto: null

O prazo para o governo apresentar o novo arcabouço fiscal foi, mais uma vez, empurrado. Em entrevista à TV 247, Lula disse que o projeto só será anunciado em abril, após o seu retorno de viagem para a China. O novo adiamento esfriou os ânimos do mercado, que encerrou o dia no zero a zero. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), ficou estacionado em 100.998 pontos nesta terça-feira (21/3).

Assim como ontem, o mercado brasileiro não acompanhou o bom humor do exterior, em razão das discussões sobre as novas regras orçamentárias. Os investidores temem que o atraso e as rodadas de discussões com líderes do Senado e Câmara acabem por desidratar o arcabouço fiscal já na largada.

Haddad havia sinalizado a divulgação das regras até amanhã (22/3), quando o Banco Central divulgará a decisão sobre a taxa básica de juros. Depois, o ministro da Fazenda disse que o arcabouço fiscal seria apresentado até a próxima sexta-feira (24/3), quando Lula viajará à China. Agora, o prazo já foi esticado para a semana que vem.

“É preciso discutir um pouco mais. A gente não tem que ter a pressa que algumas pessoas do setor financeiro querem. Eu vou fazer o marco fiscal, eu quero mostrar ao mundo que eu tenho responsabilidade. Aliás, eu sempre digo: não tem governo nenhum neste país que foi mais sério que nós fomos nos oito anos em que eu presidi este país”, afirmou Lula, em entrevista.

Também pesou para o mercado as novas críticas feitas pelo presidente ao chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto. Lula disse que “vai continuar batendo” na política de juros e classificou o patamar de 13,75% da Selic de “absurdo”. Já é esperado que o líder petista suba o tom contra Campos Neto ao longo dos próximos dias, uma vez que o BC deve manter os juros como estão na decisão de amanhã.

No exterior, os mercados registraram mais um dia de recuperação, conforme a crise dos bancos parece perder força. Hoje, a notícia de que as maiores instituições financeiras americanas injetarão US$ 30 bilhões no First Republic Bank para evitar uma falência animou os investidores. Os índices de ações locais avançaram em torno de 1%.

Dólar

O dólar encerrou a terça-feira (21/3) estável, assim como a Bolsa. A moeda americana segue cotada a R$ 5,24.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?