metropoles.com

Agência de risco muda nota do Brasil para perspectiva “positiva”

Agência de classificação de risco S&P Global mudou perspectiva de “estável” para “positiva”. Patamar não era atingido desde 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem colorida do ministro Fernando Haddad concedendo entrevista com jornalistas ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro Fernando Haddad concedendo entrevista com jornalistas ao fundo - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A agência de classificação de risco S&P Global melhorou, nesta quarta-feira (14/6), a observação sobre a nota de crédito do Brasil.

A entidade manteve a nota (o chamado “rating soberano”) em BBB, o que significa que o país segue dentro do grau de especulação. A perspectiva adicionada à nota, no entanto, mudou de “estável” para “positiva”, o que não ocorria desde 2019.

Em comunicado, a S&P ressaltou o que classificou como “medidas contínuas” para melhorar a previsibilidade fiscal e também a “resiliência institucional” do Brasil.

O viés positivo “baseia-se na perspectiva de que medidas contínuas para enfrentar a rigidez econômica e fiscal podem reforçar nossa visão da resiliência da estrutura institucional do Brasil e reduzir os riscos à sua flexibilidade monetária e posição externa líquida”, disse a S&P.

A agência ressaltou que o Brasil segue com déficit fiscal provável, mas que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima do esperado e as mudanças na política fiscal podem gerar “aumento menor do ônus da dívida”.

Marco fiscal

Na política fiscal, a principal mudança recente veio após a Câmara aprovar o marco fiscal, que substituirá o atual teto de gastos.

O texto agora tramita no Senado. Uma reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e as lideranças da Casa deve ocorrer nesta semana, para tratar de detalhes finais.

Em linhas gerais, o marco fiscal permite aumento real (acima da inflação) dos gastos do governo entre 0,6% e 2,5%. A variação maior ou menor dos gastos dependerá do cumprimento de metas de superávit fiscal estabelecidas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?