metropoles.com

Em evento com Lula e Haddad, alunos protestam contra Lira e marco fiscal

Lula, Haddad e outros ministros participam nesta sexta (2/6) da inauguração de uma nova ala da UFABC, em São Bernardo do Campo, em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Juliana Arreguy/Metrópoles
Lula-UFABC-SP-3
1 de 1 Lula-UFABC-SP-3 - Foto: Juliana Arreguy/Metrópoles

São Paulo – Durante evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Fernando Haddad (Fazenda), estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo, protestaram contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o marco fiscal, proposto por Haddad para substituir o teto de gastos.

O evento ocorre na manhã desta sexta-feira (2/6) no campus da UFABC, onde Lula e uma comitiva de ministros participam da inauguração de um novo bloco da universidade.

0

 

Após a apresentação da maioria dos ministros, mas antes que Lula chegasse ao local, os estudantes ergueram placas com os dizeres “Fora Lira”, “Não ao arcabouço fiscal”, “Reestruturação da carreira dos servidores”, “Revogação do novo ensino médio” e “Isonomia entre todos os servidores do Executivo já”.

O presidente da Câmara teria estipulado condições para não travar a aprovação de pautas importantes, como a medida provisória que reorganiza a Esplanada dos Ministérios. Lira teria exigido designar aliados para o Ministério da Saúde e para as três pastas atualmente ocupadas por indicados do União Brasil: Comunicações, Turismo e Integração Nacional.

Estudantes, professores, organizações e entidades têm defendido que recursos para a área da educação fiquem fora das regras do marco fiscal, que ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

O novo marco fiscal prevê a inclusão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) dentro do limite de gastos. O mecanismo é a principal forma de financiamento da educação básica e a inclusão dele no arcabouço pode reduzir outras despesas na área.

Compartilhar notícia