Zelenskyy é eleito pessoa do ano pelo jornal Financial Times

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, está à frente do país durante a guerra com a Rússia, que se estende há nove meses

atualizado 05/12/2022 21:22

Getty Images

O jornal Financial Times elegeu, nesta segunda-feira (5/12), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, como a pessoa do ano. O mandatário está à frente do país durante o conflito armado com a Rússia, que se estende há nove meses.

Zelenskyy é classificado como um expoente para a democracia liberal em uma disputa global ampla contra o autoritarismo, que pode definir o curso do século 21. Para o Financial Times, Zelenskyy ganhou lugar na história pela “extraordinária mostra de liderança e coragem”.

Foram lembrados feitos na resposta aos ataques russos em Kiev e nas contra-ofensivas nas províncias de Kharkiv e Kherson. “Ele retomou metade do território que as tropas de Moscou haviam tomado este ano”, relata a publicação.

“[Volodymyr Zelenskyy] é também a antítese do presidente russo, Vladimir Putin, escondido no Kremlin, cuja obsessão em reconstruir um império custou dezenas, possivelmente centenas de milhares de vidas”, ressalta o texto.

A reportagem destaca o passado do mandatário em programas de televisão em que interpretou um “garoto comum que se tornou presidente”.

Mais lidas
Últimas notícias