Às vésperas da Copa, EUA emite alerta para viagens ao México
Alerta do Departamento de Estado dos EUA cita crimes, sequestros, terrorismo às vésperas do Mundial, e recomenda cautela reforçada
atualizado
Compartilhar notícia

O governo dos Estados Unidos emitiu um alerta de viagem, na terça-feira (9/6), para cidadãos norte-americanos que pretendem acompanhar a Copa do Mundo de 2026 no México.
A recomendação foi publicada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e reproduzida pela Embaixada norte-americana no México poucos dias antes da abertura do torneio. O aviso reforça preocupações relacionadas à criminalidade, a sequestros e a potenciais ameaças terroristas no país.
No comunicado, o Departamento de Estado manteve o México no Nível 2 de alerta, categoria que orienta viajantes a exercerem “maior cautela”.
O documento ressalta que algumas regiões mexicanas estão classificadas em níveis ainda mais elevados, incluindo áreas onde os americanos são orientados a não viajar.
“Ocorrem muitos crimes violentos no México, incluindo homicídio, sequestro, roubo de veículos, agressão sexual e assalto”, afirma o aviso.
O texto também menciona riscos relacionados ao terrorismo e destaca que a capacidade de assistência do governo norte-americano é limitada em diversas partes do país.
Entre as recomendações, os EUA orientam seus cidadãos a evitarem deslocamentos entre cidades durante a noite, utilizarem apenas táxis regulamentados ou aplicativos de transporte, não viajarem sozinhos em áreas remotas e seguirem rigorosamente orientações de autoridades locais em eventuais barreiras policiais.
O alerta surge em um momento de atenção redobrada para a segurança no México. O país sediará, ao lado dos Estados Unidos e do Canadá, a maior Copa do Mundo da história, com 48 seleções e 104 partidas distribuídas entre os três anfitriões.
Copa cercada por preocupações
A poucos dias da abertura do torneio, especialistas mexicanos ouvidos pelo Metrópoles já haviam apontado que questões ligadas à segurança pública estão entre os fatores que explicam a falta de entusiasmo observada em parte da população nas cidades-sede.
Os episódios de violência registrados após a ação deixaram marcas na percepção de segurança dos moradores.
Além das preocupações com o crime organizado, o México também enfrenta protestos de professores na Cidade do México, pressões relacionadas aos custos do evento e críticas sobre os benefícios econômicos efetivos da competição para a população local.
Esquema reforçado
As autoridades mexicanas têm prometido um dos maiores esquemas de segurança já montados para um evento esportivo no país. A expectativa é de reforço da presença da Guarda Nacional, do Exército Mexicano e de forças policiais locais nas áreas próximas aos estádios, centros de treinamento e zonas de torcedores.








