Vencedora do Nobel da Paz é transferida para hospital em Teerã

Família de Narges Mohammadi disse que o estado da ativista é crítico. Ela está presa desde o ano passado por defender os direitos humanos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/X
narges-mohammadim-ativista-iraniana-nobel-da-paz
1 de 1 narges-mohammadim-ativista-iraniana-nobel-da-paz - Foto: Reprodução/X

A ativista iraniana Narges Mohammadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz e presa no Irã desde dezembro, foi transferida, neste fim de semana, para um hospital em Teerã, capital do país.

A transferência ocorreu após dias de apelos de sua família e de outras pessoas que descreveram seu estado como extremamente delicado e “entre a vida e a morte”.

A mulher está presa no Irã desde dezembro por ações de defesa dos direitos humanos. Segundo a Fundação Narges, ela obteve suspensão condicional da pena de prisão sob fiança.  No início do mês, no entanto, foi hospitalizada em caráter de urgência devido a problemas cardíacos.

Vencedora do Nobel da Paz é transferida para hospital em Teerã - destaque galeria
4 imagens
Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz
A ativista iraniana de direitos humanos Narges Mohammadi venceu o Nobel da Paz
Ativista foi transferida para hospital em Teerã
A iraniana Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz
1 de 4

A iraniana Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz

Reprodução/Fundação Narges
Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz
2 de 4

Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz

Instagram/Reprodução
A ativista iraniana de direitos humanos Narges Mohammadi venceu o Nobel da Paz
3 de 4

A ativista iraniana de direitos humanos Narges Mohammadi venceu o Nobel da Paz

Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images
Ativista foi transferida para hospital em Teerã
4 de 4

Ativista foi transferida para hospital em Teerã

Reprodução/X

Prisão

Narges Mohammadi, de 54 anos, com atuação de mais de duas décadas e reconhecida com o Prêmio Nobel da Paz em 2023, foi presa em 12 de dezembro em Mashhad (leste do Irã) após criticar as autoridades religiosas iranianas durante um funeral.

Antes de Teerã, a ativista havia sido transferida no início de maio da prisão de Zanjan, no norte do Irã, para um hospital da região.

“Ela teria sofrido dois ataques cardíacos em 24 de março e 1º de maio”, segundo comunicado divulgado na sexta-feira (1°/5) por sua fundação. Segundo a Fundação Narges, a transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocorreu após meses de negligência por parte da administração penitenciária.

De acordo com a família da iraniana, Mohammadi apresentou desmaios, dores no peito, vômitos e oscilações na pressão arterial. Após perder a consciência e receber atendimento interno, ela voltou a desmaiar, o que levou agentes da prisão de Zanjan a encaminhá-la ao hospital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?