Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Ucrânia critica Comitê Olímpico por desclassificar atleta

Chanceler da Ucrânia se manifesta após Comitê Olímpico Internacional desclassificar atleta por homenagear mortos na guerra contra a Rússia

12/02/2026 17:38
Robert Michael/picture alliance via Getty Images
Vladislav Heraskevych (Ukraine) s

A Ucrânia criticou o Comitê Olímpico Internacional (COI) após a desclassificação do atleta Vladyslav Heraskevych nas provas de skeleton dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina 2026. O governo acusou a entidade, nesta quinta-feira (12/2), de comprometer a própria reputação ao impedir o esportista de competir com um capacete em homenagem a atletas mortos na guerra contra a Rússia.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, afirmou que a entidade “baniu não o atleta ucraniano, mas a própria reputação”. Segundo ele, o gesto de Heraskevych era uma homenagem a colegas mortos na guerra e não violava princípios éticos.

“O COI intimidou, desrespeitou e deu sermões ao nosso atleta sobre como deveria se calar. São os russos que devem ser banidos, não a homenagem às suas vítimas”, declarou o chanceler.

Ele também acusou a Rússia de ser o “maior abusador do esporte internacional” e afirmou que o país matou 650 atletas e treinadores ucranianos e danificou 800 instalações esportivas desde o início da invasão.

Ucrânia critica Comitê Olímpico por desclassificar atleta - destaque galeria
3 imagens
Ucrânia acusa Rússia de violar trégua e rejeitar esforços de paz
Vladislav Heraskevych (Ukraine)
Mesmo com conversas entre o atleta e o COI, Vladislav não quis deixar de lado o uso do seu capacete e preferiu ser desclassificado da competição
1 de 3

Mesmo com conversas entre o atleta e o COI, Vladislav não quis deixar de lado o uso do seu capacete e preferiu ser desclassificado da competição

Andrew Milligan/ Getty Images
Ucrânia acusa Rússia de violar trégua e rejeitar esforços de paz
2 de 3

Ucrânia acusa Rússia de violar trégua e rejeitar esforços de paz

Arte/Metrópoles
Vladislav Heraskevych (Ukraine)
3 de 3

Vladislav Heraskevych (Ukraine)

Robert Michael/picture alliance via Getty Images

Entenda o caso

  • A decisão foi confirmada ainda nesta quinta, via um comunicado, onde o COI afirmou que Heraskevych “não poderá participar” dos Jogos após se recusar a cumprir as diretrizes sobre expressão de atletas.
  • Segundo a entidade, o ucraniano foi orientado a substituir o capacete por uma braçadeira preta, como medida excepcional, mas manteve sua posição.
  • Conforme o comitê, a presidente da entidade, Kirsty Coventry, reuniu-se pessoalmente com o atleta para explicar as regras.
  • Como não houve acordo, os juízes da Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton (IBSF) decidiram pela desclassificação com base no regulamento que proíbe equipamentos fora do padrão aprovado.
  • O COI informou ainda que retirou a credencial olímpica do atleta “com pesar”.

Zelensky presta apoio

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também criticou a decisão. “O esporte não deveria significar amnésia, e o movimento olímpico deveria ajudar a acabar com as guerras, não fazer o jogo dos agressores”, declarou.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Heraskevych havia participado dos treinos utilizando o chamado “capacete memorial”, que exibia imagens de atletas ucranianos mortos no conflito, como o patinador artístico Dmytro Sharpar e o biatleta Yevhen Malyshev.

Após a exclusão, o atleta afirmou que a decisão representa “o preço da nossa dignidade”.