Turquia começará a validar filiação da Finlândia à Otan, diz Erdogan

Declaração do presidente turco aconteceu após reunião com o chefe de estado da Finlândia em Ancara, capital da Turquia

atualizado 17/03/2023 16:09

Reprodução/Twitter

Nesta sexta-feira (17/3), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o parlamento turco vai começar a validar a candidatura da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Erdogan fez o anúncio após uma reunião com o presidente finlandês, Sauli Niinisto, em Ancara, capital da Turquia. Segundo o líder turco, a Finlândia cumpriu suas promessas de um tratado, firmado na cúpula de Otan em Madri, que determinava condições para a entrada do país na aliança militar.

“Vimos que a Finlândia deu passos sinceros e concretos para cumprir seus compromissos no memorando tripartido”, afirmou Erdogan durante coletiva de imprensa.

Situação da Suécia segue em aberto

Apesar de Finlândia e Suécia terem formalizado os pedidos de adesão à Otan juntos, a entrada dos suecos bloco militar sofre com impasses diplomáticos, tendo em vista que o ingressos de novos membros depende da aprovação de todos os 30 membros da aliança.

Durante a cúpula de Madrid, em junho de 2022, Turquia, Finlândia e Suécia assinaram um acordo condicionando o apoio turco ao ingressos das duas nações na aliança ao combate de grupos considerados terroristas pelo governo de Erdogan.

Contudo, o governo turco acusa a Suécia de não cumprir os compromissos firmados no tratado, e dificulta a entrada do país na aliança.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
Publicidade do parceiro Metrópoles 7
0

“Continuaremos nossas conversas com a Suécia com base nos princípios da aliança e nossa abordagem na luta contra o terrorismo. Sou da opinião que os princípios e a boa vontade de nosso país em avançar no processo agora são vistos com mais clareza. Neste ponto, a forma como o processo irá prosseguir estará diretamente relacionada com os passos concretos que a Suécia irá tomar”, afirmou Erdogan.

A Otan, que demostrou diversas vezes o desejo de que Finlândia e Suécia ingressassem na aliança de forma conjunta, mudou o tom após o anúncio do presidente turco e disse que o mais importante é que os dois países passem a fazer parte do grupo o mais rápido possível.

“O mais importante é que tanto a Finlândia quanto a Suécia se tornem membros de pleno direito da Otan rapidamente, mesmo que eles não se juntem exatamente ao mesmo tempo”, afirmou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

Mais lidas
Últimas notícias