Trump zomba de Macron usando óculos em Davos: “Que diabos aconteceu?”

Donald Trump ironiza óculos que Emmanuel Macron utilizou durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Tasos Katopodis/Getty Images
Presidente da França Macron e presidente Trump - Metrópoles
1 de 1 Presidente da França Macron e presidente Trump - Metrópoles - Foto: Tasos Katopodis/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ironizou nesta quarta-feira (21/1) o presidente da França, Emmanuel Macron, ao comentar os óculos de sol usados pelo francês durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

“Eu o vi ontem, com aqueles lindos óculos de sol. Que diabos aconteceu?”, disse Trump arrancando risos de parte do público.

Macron havia discursado na terça-feira (20/1) usando óculos escuros com lentes espelhadas, mesmo em ambiente fechado. A provocação ocorreu um dia após o francês criticar duramente a postura norte-americana em relação à Groenlândia e às ameaças de novas tarifas contra produtos europeus.

O gabinete do presidente francês informou que o acessório foi utilizado por recomendação médica, devido ao rompimento de um vaso sanguíneo no olho direito.

A escolha visual de Macron rapidamente se tornou alvo de memes nas redes sociais.

Trump zomba de Macron usando óculos em Davos: “Que diabos aconteceu?” - destaque galeria
4 imagens
Macron discursa em Davos
Macron discursou em Davos de óculos escuros devido a um problema no olho
Trump expõe mensagem de Macron: “Não entendo o que está fazendo na Groenlândia”
Macron discursa em Davos
2 de 4

Macron discursa em Davos

Reprodução redes sociais
Macron discursou em Davos de óculos escuros devido a um problema no olho
3 de 4

Macron discursou em Davos de óculos escuros devido a um problema no olho

World Economic Forum/Reprodução
Trump expõe mensagem de Macron: “Não entendo o que está fazendo na Groenlândia”
4 de 4

Trump expõe mensagem de Macron: “Não entendo o que está fazendo na Groenlândia”

Tasos Katopodis/Getty Images

Parte das publicações elogiou o visual comparado ao filme Top Gun, enquanto outras criticaram o francês, especialmente após seu discurso, no qual classificou como “fundamentalmente inaceitável” a ameaça de Washington de impor tarifas sobre produtos europeus, como vinhos e champanhes franceses.

Em sua fala em Davos, Macron afirmou que a Europa não pode ceder a “valentões” e criticou o que chamou de enfraquecimento das estruturas multilaterais.

A menção foi interpretada como uma referência direta às declarações de Trump sobre a Groenlândia, território autônomo ligado à Dinamarca que o presidente americano já disse desejar controlar.

Recuo de Trump

Embora tenha descartado o uso da força, Trump reforçou em Davos que quer avançar em negociações para assumir o domínio da ilha ártica, considerada estratégica por sua localização e por suas riquezas minerais.

O republicano afirmou ainda, que não irá impor as tarifas previstas e que definiu a “estrutura” de um futuro acordo envolvendo a Groenlândia e a região do Ártico após uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

Segundo o republicano, o entendimento poderá trazer benefícios tanto para os EUA quanto para os países da aliança militar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?