metropoles.com

Macron discursa com óculos escuros em Davos e manda indireta a Trump. Vídeo

Presidente mencionou impasse na Groenlândia, conflitos globais e taxas impostas pelos EUA

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

World Economic Forum/Reprodução
Macron discursou em Davos de óculos escuros devido a um problema no olho
1 de 1 Macron discursou em Davos de óculos escuros devido a um problema no olho - Foto: World Economic Forum/Reprodução

Ao fazer seu discurso na 56ª edição do Fórum Econômico Mundial (WEF) nesta terça-feira (20/1), em Davos (Suíça), o presidente francês, Emmanuel Macron, chamou a atenção por usar óculos escuros, no estilo aviador, e alfinetar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Assista:

 

Segundo a imprensa internacional, o acessório foi utilizado para esconder um problema ocular temporário, oficialmente identificado como um pequeno rompimento de um vaso sanguíneo

Em seu pronunciamento, Macron defendeu a soberania dos países europeus e o multilateralismo. A declaração foi interpretada pela imprensa internacional como uma indireta aos planos expansionistas do presidente Donald Trump, principalmente em relação à anexação da Groenlândia.

Macron disse que a França e a Europa estão “obviamente” ligadas à soberania e à independência nacionais, e que isso é uma forma de não “esquecer totalmente” as lições da Segunda Guerra Mundial e de manter o compromisso com a cooperação entre países. Ele lembrou que foi por causa desses princípios que os franceses decidiram participar dos exercícios militares na Groenlândia, “sem ameaçar ninguém, apenas apoiando um aliado em outro país europeu: a Dinamarca”.

Segundo o líder francês, “não é momento para imperialismos e colonialismos”, e a União Europeia não deve se curvar à “lei do mais forte”.

O presidente francês também mencionou os conflitos mundiais como um todo, citando a instabilidade e os desequilíbrios do mundo atual. “O conflito se tornou algo normal. […] Houve mais de 60 guerras em 2024, um recorde absoluto”, frisou. Depois, Macron emendou um comentário sobre as disputas, arrancando risadas abafadas da plateia: “Mesmo que eu entenda que algumas delas foram manipuladas”.

Concorrência econômica

Sobre a economia internacional em si, Macron foi mais direto e afirmou que a concorrência dos EUA em acordos comerciais “prejudica nossos interesses de exportação, exige concessões máximas e visa abertamente enfraquecer e subordinar a Europa”.

Segundo o presidente francês, o “acúmulo interminável de novas tarifas é fundamentalmente inaceitável”. Para ele, as tarifas são “usadas como forma de pressionar a soberania territorial”.

O recado foi dado um dia depois de Trump ameaçar a França com uma tarifa de 200% sobre vinhos franceses e champanhes. A medida foi apresentada como uma retaliação direta após o presidente francês recusar o convite de integrar o recém-proposto Conselho da Paz – iniciativa de Trump que pretende rivalizar com as Nações Unidas na resolução de conflitos globais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?