Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Trump diz que Irã garantiu aos EUA que não cobrará pedágio em Ormuz

Reabertura do Estreito de Ormuz para a navegação é uma das exigências dos Estados Unidos para um acordo de paz com o Irã

24/06/2026 09:33, atualizado 24/06/2026 09:58
Compartilhar notícia
Kevin Dietsch/Getty Images
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump durante coletiva - Metropoles

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira (24/6), que o Irã garantiu ao governo norte-americano que não vai impor a cobrança de pedágio ou taxas para a navegação no Estreito de Ormuz.

Não há pedágios, custos de seguro ou quaisquer outras taxas de qualquer tipo cobradas ou recebidas pelo Irã em navios que navegam pelo Estreito de Ormuz”, teria dito o Irã aos EUA, citado por Donald Trump na rede social.

Trump afirmou que, “se essa informação for falsa, as negociações serão encerradas imediatamente”.

“Além disso, nenhum dinheiro foi entregue ao Irã, nem liberado de seus fundos para eles, pelos EUA. Liberaremos parte do dinheiro deles, que está totalmente sob nosso controle”, complementou Trump, que alega que qualquer ativo congelado que os EUA liberem ao Irã deverão ser gastos com produtos dos Estados Unidos, como milho, trigo e soja.

Trump diz que Irã garantiu aos EUA que não cobrará pedágio em Ormuz - destaque galeria
2 imagens
Imagem aérea do Estreito de Ormuz
Estreito de Ormuz, canal marítimo por onde passa 20% do petróleo mundial
1 de 2

Estreito de Ormuz, canal marítimo por onde passa 20% do petróleo mundial

Lara Abreu/ Arte Metrópoles
Imagem aérea do Estreito de Ormuz
2 de 2

Imagem aérea do Estreito de Ormuz

Gallo Images/Orbital Horizon/Copernicus Sentinel Data 2025

O Estreito de Ormuz é a principal rota do comércio de petróleo do Oriente Médio, por onde passa 20% do petróleo do mundo. O canal está fechado para navegação pelo Irã desde 28 de fevereiro, e uma das exigências dos Estados Unidos para um acordo de fim da guerra é a reabertura da rota.

Nessa terça-feira (23/6), reunião entre Irã e Omã — outro país costeiro do Estreito de Ormuz — definiu que ambos vão criar um órgão conjunto dos ministérios das Relações Exteriores de ambos para estabelecer o futuro da navegação na rota.

Em comunicado, as chancelarias informou que “o Sultanato de Omã e a República Islâmica do Irã, como os dois Estados litorâneos adjacentes ao Estreito de Ormuz, enfatizaram seu compromisso em garantir a passagem segura pelo estreito, em conformidade com as disposições pertinentes do direito internacional, ao mesmo tempo em que reafirmam sua soberania e direitos soberanos sobre suas águas territoriais no Estreito de Ormuz”.