metropoles.com

Terremoto na Amazônia peruana é sentido no Acre, Equador e Colômbia

O abalo teve magnitude de 7,5. O epicentro foi identificado a cerca de 98 quilômetros do município de Santa María De Nieva, no Peru

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Epicentro do terremoto
1 de 1 Epicentro do terremoto - Foto: Reprodução

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Amazônia peruana neste domingo (28/11). De acordo com o Centro de Sismologia do Instituto Geofísico do Peru, o tremor ocorreu a uma profundidade de 131 quilômetros, e o epicentro foi registrado a cerca de 98 quilômetros do município de Santa María De Nieva, na província de Condorcanqui, localizada, à margem do rio Nieva, na fronteira com o Equador.

Cidades do Norte do Brasil, no Equador e na Colômbia sentiram o abalo.

Na Colômbia, o tremor provocou o desabamento da torre de uma igreja na cidade de Jalca Grande, na província de Chachapoyas, próxima à fronteira com o Equador. Um homem foi atingido. Vídeos nas redes sociais mostram o resgate da vítima entre os escombros.

O Serviço Nacional de Gestão de Risco e Emergência do Equador chegou a emitir um comunicado oficial.

O prefeito de Santa María de Nieva, Hector Requejo, disse em entrevista à rádio local RPP que apesar do “movimento imenso”, não há nenhum ferido.

O abalo chegou a ser sentido em Lima, capital peruana, localizada a mais de 1.000 quilômetros ao sul do epicentro. Os moradores chegaram a sair de casa com medo de desabamentos. Outro terremoto, de menor intensidade, foi registrado durante a madrugada na capital peruana, onde vivem cerca de 10 milhões de habitantes.

De acordo com a Defesa Civil peruana não houve registros de feridos, mas que diversas residências e construções foram afetadas.

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram pedaços das fachadas de edifícios e parte de casas destruídas após o forte tremor que foi sentido também na cidade equatoriana de Loja.

O tremor provocado pelo terremoto no Peru chegou a ser sentido em cidades do Acre como Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Santa Rosa do Purus,  por volta das 6h.

Veja vídeos que circularam nas redes sociais:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?