Irã diz que disparou mísseis em bases dos EUA no Catar e Iraque

Após ataque dos EUA ao Irã no sábado (21/6), iranianos lançaram, nesta segunda-feira, mísseis em direção ao Catar e Iraque

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Irã dispara mísseis em base militar dos EUA no Catar; Iraque em alerta
1 de 1 Irã dispara mísseis em base militar dos EUA no Catar; Iraque em alerta - Foto: Reprodução

Em retaliação aos ataques dos Estados Unidos nesse sábado (21/6), o Irã lançou mísseis, nesta segunda-feira (23/6), em direção a Doha, capital do Catar. O alvo era Al Udeid, conhecida por ser a maior base militar dos EUA no Oriente Médio. O Iraque também teria sido atingido por pelo menos um míssel.

O Catar confirmou o ataque e afirmou que suas defesas aéreas interceptaram os mísseis. O país condenou o ataque iraniano. Já o Departamento de Defesa dos EUA informou que não há relatos de baixas americanas na base de Al Udeid.

Pelo menos 10 mísseis foram lançados em direção ao Catar. O ataque ao Iraque não foi confirmado, mas o Irã afirma ter lançado pelo menos um míssel em direção ao país.

“A Casa Branca e o Departamento de Defesa estão cientes e monitorando de perto as potenciais ameaças à Base Aérea de Al Udeid, no Catar”, disse um alto funcionário da Casa Branca ao site Axios.

Nas últimas semanas, os EUA evacuaram muitas aeronaves e funcionários da base do Catar temendo um possível ataque.

Veja vídeo:


O que está acontecendo

  • Tendo como alvo a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC), Israel voltou a lançar ataques aéreos contra o país, nesta segunda-feira (23/6), com “intensidade sem precedentes” ao “coração de Teerã”, capital do Irã.
  • Segundo o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, os alvos incluem o quartel-general de Basij; a Prisão de Evin, “para presos políticos e opositores do regime”; o relógio da Destruição de Israel, localizado na Praça Palestina; e o quartel-general de segurança interna da Guarda Revolucionária.
  • Em resposta, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã realizou, nesta segunda-feira (23/6), a 21ª operação com mísseis desde o início do conflito com Israel, no último dia 13 de junho. A ação adota nova tática ao lançar um ataque combinado de mísseis e drones contra múltiplos alvos em outras regiões de Israel.
  • De acordo com um comunicado oficial do IRGC, foram usados mísseis de propulsão sólida e líquida, além de drones suicidas, para atingir áreas estratégicas espalhadas de norte ao sul do território israelense.
  • Nesse sábado (21/6), os Estados Unidos entraram oficialmente na guerra, depois de bombardear três instalações nucleares do Irã.
  • O Iêmen anunciou a entrada no conflito “contra Israel e EUA”, ao lado do Irã, e diz estar de “prontidão para participar do ataque a navios e navios de guerra americanos no Mar Vermelho, caso o inimigo americano lance uma agressão em apoio ao inimigo israelense contra a República Islâmica do Irã”.

Nesta segunda, o Irã mudou sua estratégia e passou a disparar mísseis em direção a outras regiões de Israel. Antes, os ataques se concentravam em Tel Aviv e Haifa.

Espaço aéreo fechado

Antes de ser bombadeado, o Catar informou nesta segunda que fechou temporariamente seu espaço aéreo devido às ações tomadas em resposta ao conflito na região entre Irã e Israel. Outros países da região, como o Kuwait, também anunciaram o fechamento do espaço aéreo.

A notícia foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Catar nas redes sociais. As autoridades explicaram que essa medida visa proteger cidadãos, moradores e visitantes do país.

Várias escolas no Catar também receberam ordens de fechamento. Mais cedo, as embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Catar divulgaram comunicados recomendando que seus cidadãos no país se isolassem em suas casas até novo aviso.

Irã diz que disparou mísseis em bases dos EUA no Catar e Iraque - destaque galeria
5 imagens
Ataques de Israel atingiram várias partes do Irã
Capital iraniana após os bombardeios de Israel
Líder Supremo do Irã afirmou que não aceitará agressões
Fumaça é vista em Teerã após bombardeios de Israel
Teerã no Irã após ataque de Israel
1 de 5

Teerã no Irã após ataque de Israel

Reprodução/X
Ataques de Israel atingiram várias partes do Irã
2 de 5

Ataques de Israel atingiram várias partes do Irã

Reprodução/X
Capital iraniana após os bombardeios de Israel
3 de 5

Capital iraniana após os bombardeios de Israel

Reprodução/X
Líder Supremo do Irã afirmou que não aceitará agressões
4 de 5

Líder Supremo do Irã afirmou que não aceitará agressões

Reprodução/X
Fumaça é vista em Teerã após bombardeios de Israel
5 de 5

Fumaça é vista em Teerã após bombardeios de Israel

Reprodução/X

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?