Israel: ataque ao Irã destrói relógio que contava fim do Estado judeu

Relógio da Destruição de Israel era símbolo iraniano contra o país. Ele era programado para fazer a contagem até 2040

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Redes sociais
Foto colorida do relógio do Irã que contava o fim do Estado de Israel - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do relógio do Irã que contava o fim do Estado de Israel - Metrópoles - Foto: Redes sociais

Tendo como alvo a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC), Israel voltou a lançar ataques aéreos contra o país, nesta segunda-feira (23/6), com “intensidade sem precedentes” ao “coração de Teerã”, capital do Irã.

De acordo com o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, entre os alvos estavam o quartel-general de Basij, a Prisão de Evin, “para presos políticos e opositores do regime”, o relógio da Destruição de Israel, localizado na Praça Palestina, e o quartel-general de segurança interna da Guarda Revolucionária.

“Para cada tiro disparado na retaguarda israelense, o ditador iraniano será punido e os ataques continuarão com força total”, escreveu Katz na rede social X. “Continuaremos trabalhando para defender a retaguarda e derrotar o inimigo até que todos os objetivos da guerra sejam alcançados.”

O relógio da Destruição de Israel foi inaugurado em 2017, durante o Dia de Quds. Ele era programado para fazer a contagem regressiva de 8.411 dias, em referência a uma declaração do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, em 2015. Na fala, ele previa o fim do Estado judeu para 2040.

Apesar de Israel alegar que destruiu o relógio, o canal de notícias semioficial iraniano Mehr publicou um vídeo que teria sido feito nesta segunda, após o bombardeio, com a contagem regressiva ainda funcionando.

Os ataques desta segunda também danificaram a prisão de Evin, a sede da Basij em Teerã — que, segundo a organização, “serve como uma das bases de poder do IRGC e é responsável, por fazer cumprir o código islâmico e denunciar civis que o violam às autoridades —, e o Corpo de Alborz — que os militares israelenses dizem ser responsável por proteger diversas cidades na província de Teerã de ameaças e preservar a estabilidade do regime, juntamente com a inteligência das forças de segurança interna iranianas e a polícia de segurança geral.

Enormes nuvens de fumaça cobriram partes da cidade.

Israel: ataque ao Irã destrói relógio que contava fim do Estado judeu - destaque galeria
5 imagens
Ataques de Israel atingiram várias partes do Irã
Capital iraniana após os bombardeios de Israel
Líder Supremo do Irã afirmou que não aceitará agressões
Fumaça é vista em Teerã após bombardeios de Israel
Teerã no Irã após ataque de Israel
1 de 5

Teerã no Irã após ataque de Israel

Reprodução/X
Ataques de Israel atingiram várias partes do Irã
2 de 5

Ataques de Israel atingiram várias partes do Irã

Reprodução/X
Capital iraniana após os bombardeios de Israel
3 de 5

Capital iraniana após os bombardeios de Israel

Reprodução/X
Líder Supremo do Irã afirmou que não aceitará agressões
4 de 5

Líder Supremo do Irã afirmou que não aceitará agressões

Reprodução/X
Fumaça é vista em Teerã após bombardeios de Israel
5 de 5

Fumaça é vista em Teerã após bombardeios de Israel

Reprodução/X

Entre as áreas atingidas na capital estão a Rua Jordan, um bairro rico e densamente povoado, e a Universidade Shahid Beheshti. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o número de feridos em decorrência dos novos ataques à capital iraniana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?