Sentença diz que presídio brasileiro tem condições de receber Zambelli

Justiça italiana lembrou que condenação de ex-deputada pelo STF é irrevogável e que penitenciária de Brasília tem estrutura adequada

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Ex-deputada federal Carla Zambelli
1 de 1 Ex-deputada federal Carla Zambelli - Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

A sentença da Justiça italiana, que autorizou o processo de extradição de Carla Zambelli, destacou que a condenação da ex-deputada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) é “irrevogável”.

No documento, também foi avaliado que a Penitenciária Feminina de Brasília, conhecida como Colmeia, tem perfeitas condições de receber a ex-parlamentar.

A Justiça lembrou que o tratado Brasil-Itália permite o processo mesmo para pessoas com dupla cidadania. Presa desde julho do ano passado, Zambelli tinha planos de se estabelecer no país para não cumprir a pena de 10 anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na sentença publicada nesta quinta-feira (26/3), a prisão de Zambelli foi considerada legal, diante do risco de fuga da ex-parlamentar.

A decisão ressaltou que as autoridades brasileiras descreveram a estrutura do presídio no Brasil com “instalações adequadas de saúde, sistema de controle e monitoramento por órgãos judiciais e administrativos”, além da “ausência de eventos sistêmicos críticos nos últimos dois anos”.

“Contrariamente às alegações da defesa, o Estado requerente forneceu informações detalhadas e individualizadas de fontes institucionais qualificadas a respeito do presídio onde a pessoa a ser extraditada ficará detida”, diz trecho.

A extradição é o processo oficial pelo qual um Estado solicita e obtém a entrega de uma pessoa condenada ou suspeita de cometer um crime. O passaporte europeu não impede uma possível extradição, como alegava Zambelli no início do processo.

A exemplo disso, em 2015, o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato também tinha cidadania italiana, mas foi extraditado. Ele fugiu para a Itália após ser considerado culpado de participar do Mensalão.

A Itália e o Brasil assinaram tratado de extradição no final dos anos 1980, com promulgação pelo Congresso Nacional em 1993. Em função disso, pode ser concedida a extradição por fatos que, segundo a lei dos dois países, sejam considerados crimes puníveis com uma pena privativa de liberdade superior a um ano, ou mais graves.

Sentença diz que presídio brasileiro tem condições de receber Zambelli - destaque galeria
5 imagens
Caso seja extraditada, Zambelli deve ficar custodiada na prisão Colmeia
Zambelli
Deputada federal Carla Zambelli
Deputados mais votados pelo PL em São Paulo, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro vivem fora do país
Saiba os próximos passos para a extradição de Zambelli ao Brasil
1 de 5

Saiba os próximos passos para a extradição de Zambelli ao Brasil

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Caso seja extraditada, Zambelli deve ficar custodiada na prisão Colmeia
2 de 5

Caso seja extraditada, Zambelli deve ficar custodiada na prisão Colmeia

Reprodução
Zambelli
3 de 5

Zambelli

Reprodução
Deputada federal Carla Zambelli
4 de 5

Deputada federal Carla Zambelli

Reprodução/Youtube Câmara dos Deputados
Deputados mais votados pelo PL em São Paulo, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro vivem fora do país
5 de 5

Deputados mais votados pelo PL em São Paulo, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro vivem fora do país

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Condenada pelo STF

No ano passado, Carla Zambelli teve o nome incluído na lista vermelha da Interpol ao fugir do país depois de ser condenada por unanimidade pelo STF a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ.

Segundo a investigação, ela e o hacker Walter Delgatti Neto teriam invadido seis sistemas do Judiciário por 13 vezes. Eles inseriram 16 documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes e ordens para quebra de sigilo bancário e bloqueio de bens do magistrado.

Em 25 de maio, a ex-parlamentar deixou o Brasil por via terrestre pela fronteira com a Argentina, na região de Foz do Iguaçu (PR). Ela foi para os Estados Unidos e, depois, para a Itália – onde foi presa em 29 de julho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?