Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Segundo maior diamante do mundo é encontrado na África

Diamante excepcionalmente grande, que mal cabe na palma da mão e pesa 2.492 quilates, foi encontrado em uma mina de Botsuana

23/08/2024 11:11
Compartilhar notícia
Reprodução
foto colorida de segundo maior diamante do mundo - Metrópoles

A pedra preciosa localizada na mina Karowe, no nordeste de Botsuana, é “um dos maiores diamantes brutos já encontrados”, segundo a empresa Lucara. O diamante tem 2.492 quilates.

A Presidência do Botsuana destacou que este é o maior diamante encontrado no país. Em termos de quilates, a pedra não fica muito atrás do maior diamante conhecido no mundo, o “Cullinan”, de mais de 3.100 quilates, descoberto na África do Sul em 1905.

“Estamos muito satisfeitos por termos recuperado este diamante extraordinário”, disse William Lamb, CEO da Lucara, citado no comunicado. A Lucara não especifica o valor da descoberta nem a qualidade. Espera-se que o diamante seja entregue ao presidente Mokgweetsi Masisi.

Região produtora de diamantes

A Botsuana é um dos maiores produtores mundiais de diamantes, que constituem a principal fonte de renda do país.

Como salienta Lucara, as receitas dos diamantes trazem a Botsuana “benefícios socioeconômicos consideráveis”, ao financiar “áreas essenciais como a educação e a saúde”, e as infraestruturas do país de 2,6 milhões de habitantes.

Antes desta descoberta, o maior diamante recuperado em Botsuana era uma pedra de 1.758 quilates também extraída pela Lucara em 2019 e denominada “Sewelo”.

Para ler a reportagem completa acesse RFI, parceiro do Metrópoles.