Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Secretário de Energia dos EUA vai à Venezuela para discutir petróleo

Visita do secretário de Energia dos EUA acontece um dia após Washington emitir licença para exploração de petróleo venezuelano

11/02/2026 14:48
Compartilhar notícia
Alex Wong/Getty Images
Imagem colorida mostra secretário de Energia dos EUA - Metrópoles

O secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, chegou à Venezuela para um encontro com a presidente interina Delcy Rodríguez, e autoridades ligadas ao setor petrolífero venezuelano. O funcionário da administração norte-americana desembarcou no país nesta quarta-feira (11/2).

Segundo a mídia estatal venezuelana, a visita de Wright ao país acontece no contexto do desejo venezuelano de “aumentar a produção de petróleo bruto, criar novas alianças energéticas e diversificar suas exportações de hidrocabronetos”. 

Um dia antes, o Departamento do Tesouro dos EUA havia emitido uma licença que liberou a exploração de petróleo na Venezuela, por meio do envio de tecnologias e serviços norte-americanos ao país.

No fim de janeiro, o atual governo venezuelano aprovou a reforma em uma lei que abriu o setor petrolífero do país — antes sob controle quase todo estatal. A medida permitiu, na prática, que empresas estrangeiras operem no setor de maneira independente.

De acordo com o presidente dos EUA, Donald Trump, petrolíferas já iniciaram trabalhos de exploração e escolha de locais na Venezuela. 

Desde a queda de Nicolás Maduro, capturado durante uma operação norte-americana no início do ano, a atual administração venezuelana tem dado sinais positivos aos interesses de Washington, mesmo que seja formada inteiramente por nomes ligados ao chavismo.

A maioria delas ligadas ao petróleo da Venezuela, riqueza mineral que já foi apontada por Trump como a razão principal da presença norte-americana no país.