metropoles.com

Saúde da Rainha Elizabeth se deteriorou após morte do companheiro

Em outubro de 2021, Elizabeth II passou a noite no hospital e foi submetida a exames que não foram explicados

atualizado

Compartilhar notícia

Max Mumby/Indigo/Getty Images
Foto colorida. Mulher idosa com óculos e roupa azul
1 de 1 Foto colorida. Mulher idosa com óculos e roupa azul - Foto: Max Mumby/Indigo/Getty Images

Reconhecida pela força e longevidade, a rainha Elizabeth, de 96 anos, deixou o mundo apreensivo após a confirmação de que está sob supervisão médica. A saúde da monarca tem se deteriorado nos últimos meses, em meio ao luto pelo falecimento do Príncipe Philip, em abril do ano passado. Os dois permaneceram casados por 74 anos.

Em outubro de 2021, os médicos anunciaram que Elizabeth passou uma noite hospitalizada para ser submetida a “exames” que nunca foram explicados.  No mesmo mês, ela foi vista caminhando com uma bengala no centenário da Royal British Legion. Foi a primeira vez que ela usou o objeto desde 2004, quando passou por uma cirurgia no joelho.

As dificuldades para se locomover levaram a soberana, sempre tão ativa, a escolher a dedo os eventos do qual participaria presencialmente.  Ela faltou ao Dia da Commonwealth na Abadia de Westminster, em março, perdeu a Abertura Estadual do Parlamento, em maio, pela primeira vez em quase 60 anos, e não compareceu à tradicional missa da Quinta-feira Santa, em abril, assim como ao Braemar Gathering, um popular evento dos Highland Games, na semana passada.

Entre os únicos eventos que a Elizabeth prestigiou presencialmente em 2022 estão a primeira grande celebração do Jubileu de Platina, em maio, e o memorial do Príncipe Philip, em 29 de março. Em ambas as ocasiões, a monarca usou bengala e precisou do apoio de alguma pessoa próxima para andar.

0
Burburinhos nas redes sociais

Outro fato que já havia chamado atenção em relação à saúde da monarca são suas mãos. Nas fotos tiradas na última terça-feira (6/9), quando Elizabeth II empossou a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, internautas repararam que a mão da matriarca estava com um grande hematoma.

“A rainha não parece bem. Olhe para as mãos dela”, comentou, preocupada, uma usuária do Twitter. “Acabei de notar esta foto da rainha Elizabeth se encontrando com a nova primeira-ministra Liz Truss há dois dias e suas mãos deveriam ter despertado preocupação”, disse outra internauta.

Entenda

Um porta-voz do Palácio de Buckingham divulgou na manhã desta quinta-feira (8/9) que a rainha Elizabeth está sob supervisão médica. A majestade passa as férias no Castelo de Balmoral, na Escócia. Familiares, como os filhos e netos, foram chamados à propriedade da soberana. Desde outubro de 2021, a toda-poderosa britânica enfrenta problemas de saúde.

O porta-voz da Coroa britânica disse: “Após uma nova avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos estão preocupados com a saúde de sua majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”. A notícia vem após a matriarca da dinastia Windsor nomear Liz Truss como primeira-ministra do Reino Unido na terça-feira (6/9).

Compartilhar notícia