Rússia se prepara para bombardear Odessa, diz Zelensky

Situada às margens do Mar Negro, cidade é uma das maiores da Ucrânia, tem a base principal da Marinha e é importante rota comercial

atualizado 06/03/2022 9:31

Volodymyr Zelenskyy presidente da Ucrânia Presidency of Ukraine/Handout/Anadolu Agency via Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que aviões russos se preparam para bombardear Odessa, uma das maiores cidades do país, localizada às margens do Mar Negro.

A declaração do líder ucraniano foi feita por vídeo na madrugada deste domingo (6/3), no horário de Brasília, pela manhã na Ucrânia.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

“Os aviões estão voando contra pessoas pacíficas. Eles (russos) estão se preparando para bombardear Odessa. Odessa (…). E agora? Bombas para Odessa? Artilharia contra Odessa? Foguetes contra Odessa? Será um crime de guerra. Será um crime histórico”, afirmou o presidente.

Odessa é uma cidade costeira e importante rota comercial da Ucrânia, onde fica o comando da Marinha do país. O exército da Ucrânia tenta proteger o local e já se prepara para uma eventual invasão há dias. Os Estados Unidos chegaram a prever um possível ataque na última quinta-feira (3/3).

Crime de guerra

Ainda no pronunciamento na manhã de domingo, Zelensky falou que a Rússia planeja crimes de guerra. As informações teriam sido repassadas por militares russos presos pelos ucranianos.

“Os militares russos, feitos prisioneiros pelos nossos defensores, falaram… Ouvimos o testemunho deles. Vimos documentos, mapas, planos. (…). Eles prepararam essa invasão assim mesmo, de forma cruel e cínica, a violação das regras de guerra”, disse o chefe do Estado ucraniano em um discurso televisionado neste domingo.

A invasão russa na Ucrânia está no 11º dia.

Mais lidas
Últimas notícias