metropoles.com

Rússia se prepara para bombardear Odessa, diz Zelensky

Situada às margens do Mar Negro, cidade é uma das maiores da Ucrânia, tem a base principal da Marinha e é importante rota comercial

atualizado

Compartilhar notícia

Presidency of Ukraine/Handout/Anadolu Agency via Getty Images
Volodymyr Zelenskyy presidente da Ucrânia
1 de 1 Volodymyr Zelenskyy presidente da Ucrânia - Foto: Presidency of Ukraine/Handout/Anadolu Agency via Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que aviões russos se preparam para bombardear Odessa, uma das maiores cidades do país, localizada às margens do Mar Negro.

A declaração do líder ucraniano foi feita por vídeo na madrugada deste domingo (6/3), no horário de Brasília, pela manhã na Ucrânia.

0

“Os aviões estão voando contra pessoas pacíficas. Eles (russos) estão se preparando para bombardear Odessa. Odessa (…). E agora? Bombas para Odessa? Artilharia contra Odessa? Foguetes contra Odessa? Será um crime de guerra. Será um crime histórico”, afirmou o presidente.

Odessa é uma cidade costeira e importante rota comercial da Ucrânia, onde fica o comando da Marinha do país. O exército da Ucrânia tenta proteger o local e já se prepara para uma eventual invasão há dias. Os Estados Unidos chegaram a prever um possível ataque na última quinta-feira (3/3).

Crime de guerra

Ainda no pronunciamento na manhã de domingo, Zelensky falou que a Rússia planeja crimes de guerra. As informações teriam sido repassadas por militares russos presos pelos ucranianos.

“Os militares russos, feitos prisioneiros pelos nossos defensores, falaram… Ouvimos o testemunho deles. Vimos documentos, mapas, planos. (…). Eles prepararam essa invasão assim mesmo, de forma cruel e cínica, a violação das regras de guerra”, disse o chefe do Estado ucraniano em um discurso televisionado neste domingo.

A invasão russa na Ucrânia está no 11º dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?