metropoles.com

Rússia exige esboço de tratado de paz para reunir Putin e Zelensky

Até então, apenas negociadores dos governos e os chefes da diplomacia de cada país participaram das discussões

atualizado

Compartilhar notícia

Yanka Romão/Metrópoles
abre-putin-zelensky - Metrópoles
1 de 1 abre-putin-zelensky - Metrópoles - Foto: Yanka Romão/Metrópoles

O governo russo exige o esboço de um hipotético tratado de paz para reunir os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia.

Ao conversar com repórteres nesta quinta-feira (14/4), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, condicionou o encontro ao que chamou de “texto pronto” para ser assinado.

“O presidente [Putin] nunca recusou tal reunião, mas devem estar preparadas as condições adequadas, nomeadamente o texto do documento”, explicou.

Diversas vezes, Zelensky pediu para se encontrar com Putin e negociar um possível acordo de paz. Até então, apenas negociadores dos governos e os chefes da diplomacia de cada país participaram das discussões.

 

Nesta quinta-feira, a guerra na Ucrânia completa 50 dias. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), ao menos 1,9 mil pessoas morreram no conflito. Mais de 4 milhões de pessoas fugiram do país.

O governo da região de Kharkiv afirma que quatro civis foram mortos e 10 ficaram feridos durante os bombardeios da última noite.

Com o recrudescimento dos ataques e as sucessivas trocas de acuações, as negociações estão estagnadas há semanas.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, demonstrou descrença em relação a um possível cessar-fogo na Ucrânia.

Na quarta-feira (13/4), Guterres admitiu que as conversas entre russos e ucranianos não estão avançando. “Não parece possível neste momento”, resumiu.

0

 

Compartilhar notícia