metropoles.com

Papa Francisco amplia sanções sobre pedofilia na Igreja Católica

Alterações entrarão em vigor em 8 de dezembro de 2021. Trabalho de revisão começou em 2007, com o papa Bento 16

atualizado

Compartilhar notícia

GREGORIO BORGIA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Papa Francisco celebra tradicional missa de Angelus
1 de 1 Papa Francisco celebra tradicional missa de Angelus - Foto: GREGORIO BORGIA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, promoveu alterações no livro VI do Código de Direito Canônico da Igreja Católica, que trata sobre as sanções penais.

O sumo pontífice introduziu, de acordo com o site do Vaticano, o crime de abuso contra menores cometido não apenas por clérigos, mas também por membros de institutos de vida consagrada e por outros fiéis.

Além disso, a legislação sobre pedofilia foi transferida do capítulo “Crimes contra obrigações especiais dos clérigos” para o de “Crimes contra a vida, a dignidade e a liberdade humana”.

De acordo com o Vaticano, essa mudança indica a “vontade de destacar a gravidade destes crimes e também a atenção a ser dada às vítimas”.

As novas regras e alterações entrarão em vigor a partir do dia 8 de dezembro. A reforma consta na constituição apostólica “Pascite Gregem Dei” (leia aqui a íntegra, em italiano ou em latim), publicada nesta terça-feira (1º/6).

0

O trabalho de revisão começou em 2007, no papado de Bento 16, que hoje é papa emérito.

“No passado, muitos males resultaram da falta de percepção de uma estreita ligação entre a prática da caridade no uso da instrução penal existente sempre que as circunstâncias assim o exigirem”, assinalou o Francisco, no texto.

Segundo ele, o código de direito canônico foi revisado “na esperança de que possa haver um instrumento para o bem de almas e as prescrições dos justos, e em sua misericórdia também os pastores deviam agir, podem se esgotar, quantas vezes for necessário, sabendo que eles tinham, por justiça, que é preeminente é uma virtude cardeal, o bem dos fiéis está vinculado à obrigação de impor uma pena quando ele a exige”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?