metropoles.com

Papa Francisco beija tatuagem de sobrevivente do Holocausto

O encontro entre Lidia Maksymowicz, de 80 anos, e o líder da Igreja Católica aconteceu nesta quarta-feira (26/5) em audiência no Vaticano

atualizado

Compartilhar notícia

Vaticano News
Papa Francisco
1 de 1 Papa Francisco - Foto: Vaticano News

Um vídeo que circula na internet mostra o momento em que o Papa Francisco beija o número tatuado em uma sobrevivente de experimentos médicos no campo de concentração nazista de Auschwitz. O encontro entre Lidia Maksymowicz, de 80 anos, e o líder da Igreja Católica aconteceu nesta quarta-feira (26/5) em audiência no Pátio de São Dâmaso, no Vaticano.

“Começamos o dia com um momento emocionante”, escreveu um portal do Vaticano em post nas redes sociais.

Nas imagens, a mulher levanta a manga esquerda para mostrar o número 70072. Em um gesto surpreendente, o pontífice beija o braço de Lidia e ela o abraça.

Veja:

“Com o Santo Padre nos entendemos com um olhar, nenhuma palavra foi necessária”, falou Lidia ao jornal do Vaticano.

De acordo com as informações, ela e a família foram levados de casa, na Bielorrússia, para o campo de extermínio nazista na Polônia, em dezembro de 1943, pouco antes de seu terceiro aniversário. Ela foi transferida para um barracão infantil, onde foi submetida a experimentos médicos.

Em 1945, após a libertação do campo, soldados russos a informaram que sua mãe, Anna, tatuada com o número 70071, estava morta. Lidia foi adotada e criada por uma família católica polonesa.

Anos mais tarde, ela descobriu que a mãe biológica sobreviveu. Elas se reuniram brevemente antes da morte de Anna, no início dos anos 1960.

Em 2016, o Papa Francisco visitou Auschwitz. Já Lidia, que mora em Cracóvia, na Polônia, é tema de um documentário. Atualmente, costuma promover encontros com jovens nas escolas para discutir os perigos do extremismo e do populismo.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?