metropoles.com

Papa Francisco amplia participação de mulheres na liturgia católica

Documento estabelece acesso de batizados do sexo feminino aos ministérios do leitorado e acolitado, em todo o mundo

atualizado

Compartilhar notícia

ANSA
papa francisco ano novo
1 de 1 papa francisco ano novo - Foto: ANSA

O papa Francisco estabeleceu, em carta enviada nesse domingo (10/1) ao prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Luis Ladaria, o acesso de mulheres aos ministérios do leitorado e acolitado.

Hoje, esse serviço já é exercido em vários países — como no Brasil — pelas mulheres. Agora, no entanto, o sumo pontífice formaliza a autorização ao introduzir a mudança no Código de Direito Canônico.

Na prática, mulheres de todo o mundo poderão servir ao altar como coroinhas ou ministras da Eucaristia, bem como leitoras da Palavra de Deus. Até então, isso ocorria sem um mandato institucional.

A mudança foi estabelecida com um motu próprio, documento usado pelo papa para manifestar ensino sobre determinado assunto. Leia aqui a íntegra da carta enviada por Francisco.

“A decisão de conferir estes cargos também às mulheres, que implicam estabilidade, reconhecimento público e mandato do bispo, torna mais eficaz a participação de todos na obra de evangelização na igreja”, escreveu.

“No horizonte de renovação traçado pelo Concílio Vaticano II, sente-se cada vez mais a urgência de redescobrir a corresponsabilidade de todos os batizados na igreja e, sobretudo, a missão dos leigos”, disse o papa.

A nova formulação do cânon diz: “Os leigos com idade e dons determinados por decreto da Conferência dos Bispos podem ser nomeados em caráter permanente, por meio do rito litúrgico estabelecido, para os ministérios de leitores e acólitos”.

Portanto, é abolida a especificação “do sexo masculino” referente aos leigos e presente no texto do Código de Direito Canônico até a emenda de hoje.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?