Reino Unido proíbe uso do TikTok em dispositivos do governo
Medida segue países como Canadá, Estados Unidos e País de Gales, que também baniram o uso do TikTok em aparelhos oficiais
atualizado
Compartilhar notícia
O Reino Unido anunciou, nesta quinta-feira (16/3), a proibição do aplicativo TikTok em telefones e dispositivos que pertençam ao governo. Segundo o ministro Oliver Dowden, a medida é uma precaução contra a exposição de dados britânicos.
“Restringir o uso do TikTok em dispositivos governamentais é uma medida prudente e proporcional, seguindo o conselhos de nossos especialistas em segurança cibernética”, disse um comunicado divulgado pelo governo.
A proibição do aplicativo chinês, segundo Dowden, se dá porque usuários são obrigados a disponibilizar dados como contatos, conteúdos do usuário e dados de geolocalização.
A medida, que tem efeito imediato, segue outros países como Canadá, Estados Unidos e País de Gales e o Parlamento Europeu, que também baniram o uso do aplicativo em telefones oficiais.
Após a proibição, a empresa chinesa ByteDance, proprietária do aplicativo, disse estar “desapontada” com a decisão e acusou governos de utilizarem o TikTok como bode expiatório dentro das crescentes tensões geopolíticas entre China e países ocidentais.
“Acreditamos que essas proibições foram baseadas em equívocos fundamentais e impulsionadas por uma geopolítica mais ampla, na qual o TikTok e nossos milhões de usuários no Reino Unido não desempenham nenhum papel”, disse um porta-voz da empresa.