metropoles.com

Putin está frustrado com invasão e tem explosões de raiva, diz jornal

Fontes afirmaram a NBC News que Putin estaria apresentando comportamento explosivo, e que poderia elevar violência do conflito com a Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Alexei NikolskyTASS via Getty Images)
Presidente da Rússia Putin veste terno azul. Ele está olhando sério-Metrópoles
1 de 1 Presidente da Rússia Putin veste terno azul. Ele está olhando sério-Metrópoles - Foto: Alexei NikolskyTASS via Getty Images)

Após seis dias de conflito na Ucrânia, Vladimir Putin parece não estar gostando do resultado do combate. É o que diz a NBC News, famoso veículo de comunicação dos EUA, afirmando que o líder russo está cada vez mais frustrado, por, aparentemente, não obter os resultados que esperava, com a velocidade imaginada.

Segundo informações de ex-funcionários e de atuais membros de agências de inteligência dos EUA, Putin estaria cada vez mais nervoso com o andar da invasão.

Além das sanções econômicas, que provocaram a queda de 40 % do rublo e fizeram a abertura bolsa russa não abrir nessa segunda-feira (28/2), Putin também pode estar preocupado com a sua força militar, que, apesar de ser superior à ucraniana, parece encontrar resistência durante o combate. Segundo o governo da Ucrânia, mais de 3,5 mil soldados russos já foram mortos em combate.

A situação, de acordo com o veículo, levou Putin a ter explosões de raiva incomuns, principalmente para um ex-oficial da KGB, o serviço-secreto da extinta União Soviética. Segundo fontes da NBC News, os alvos dos ataques de fúria do russo seriam seus subordinados.

0

Em entrevista à NBC, o ex-diretor da CIA John Brennan afirmou que Putin não parece ser o mesmo de antes. “Ele não é mais o mesmo ditador de sangue frio e olhos claros de 2008”, declarou. Os membros de agências de inteligência ouvidos pelo jornal afirmam, ainda, que essas mudanças em Putin podem representar risco de aumentar a violência do conflito.

Membro do Comitê Seleto de Inteligência do Senado dos Estados Unidos, senador Marco Rubio afirmou que a frustração de Putin pode elevar o conflito para outras esferas.

“A legitimidade de Putin foi construída sobre a imagem do líder forte que restaurou a Rússia à superpotência após os desastres dos anos 1990. Agora a economia está em frangalhos e os militares estão sendo humilhados e suas únicas ferramentas para reestabelecer o equilíbrio de poder com o Ocidente são cibernéticos e armas nucleares”, escreveu em postagem no Twitter.

Na imprensa russa, no entanto, o tom dos principais veículos estatais continua sendo contido, com atualizações diárias sobre o conflito, notícias sobre sanções sofridas pelos país e poucas aparições de Vladimir Putin.

Compartilhar notícia