metropoles.com

Putin anuncia que a Rússia enviou armas nucleares para Belarus

Presidente russo declarou durante Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo que armas serão usados se Estado da Rússia for ameaçado

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Imagens/ Contributor
Foto colorida dos presidentes da Rússia, Vladimir Putins, e de Belarus, Aleksandr Lukashenko - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida dos presidentes da Rússia, Vladimir Putins, e de Belarus, Aleksandr Lukashenko - Metrópoles - Foto: Getty Imagens/ Contributor

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que as primeiras armas nucleares russas foram enviadas para Belarus. O anúncio aconteceu durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo nesta sexta-feira (16/6).

Putin destacou que as armas só seriam utilizadas se o território ou o Estado russo fossem ameaçados. O presidente da Rússia também afirmou que o processo de envio das ogivas nucleares será concluído antes do final do verão no hemisfério Norte, em setembro.

“Por que devemos ameaçar o mundo inteiro? Já disse que o uso de medidas extremas é possível caso haja perigo para o Estado russo”, disse o líder russo durante o fórum econômico.

O envio do arsenal nuclear foi articulado entre Putin e o presidente belorusso, Alexander Lukashenko, que autorizou o uso do território da Belarus para atacar a Ucrânia.

Além de fazer fronteira com a Ucrânia, a Belarus também é vizinha de três países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Polônia, Letônia e Lituânia.

0

Em março, o líder russo acusou os Estados Unidos de posicionar armas nucleares táticas em países aliados.

Em resposta, o governo norte-americano declarou que não tem a intenção de mudar o próprio posicionamento das armas nucleares estratégicas. Ainda sim, os Estados Unidos afirmaram que não veem indícios de que a Rússia irá utilizar o armamento nuclear.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?