metropoles.com

Macron afirma que Putin “acordou” a Otan depois da invasão à Ucrânia

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse, nesta 4ª, que a invasão russa à Ucrânia “acordou” a Otan “com o pior dos choques elétricos”

atualizado

Compartilhar notícia

ERIC FEFERBERG/POOL/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Emmanuel Macron
1 de 1 Emmanuel Macron - Foto: ERIC FEFERBERG/POOL/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou, nesta quarta-feira (31/5), que o presidente russo, Vladimir Putin, “acordou” a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após invadir o território da Ucrânia há mais de um ano.

“Posso dizer que, hoje, Vladimir Putin a acordou [Otan] com o pior dos choques elétricos [invasão russa à Ucrânia]”, declarou Macron.

A fala do presidente francês ocorreu durante a cúpula de segurança global Globsec, realizada em Bratislava, Eslováquia. Macron ainda relatou que, em 2019, disse “palavras duras” aos países membros da Otan quando declarou que a aliança militar tinha sofrido uma “morte cerebral”.

O rastro da destruição e dos ataques provocados pela guerra da Ucrânia perdura há 15 meses e não mostra sinais de uma possível trégua russa. Durante esse mais de um ano de conflito, a Otan e outros paises do Ocidente oferecem suporte humanitário e militar ao governo ucraniano.

No Dia da Vitória, Putin diz que Ocidente quer destruir a Rússia

No início do mês, Putin afirmou que a guerra foi incentivada pelo Ocidente: “Uma verdadeira guerra foi desencadeada contra nossa pátria”. O líder russo também alegou que o plano dos países ocidentais é destruir a Rússia.

As “elites globalistas ocidentais”, de acordo com o presidente, ” falam sobre sua exclusividade, colocam as pessoas umas contra as outras, dividem a sociedade e provocam conflitos e golpes sangrentos, semeiam ódio, russofobia”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações