No Japão, Lula e Macron discutem preservação da Amazônia e paz na Ucrânia
Agenda deste sábado (20/5) do presidente Lula também inclui encontros com líderes da Indonésia, Japão e Alemanhã
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, neste sábado (20/5), com uma série de líderes mundiais na cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão. Entre eles o presidente francês Emmanuel Macron.
No encontro, os líderes discutiram a “preservação da Amazônia e caminhos para a construção da paz na Ucrânia”, afirmou Lula. O chefe do Executivo brasileiro também ressaltou a retomada da “amizade e parceria” entre os países.
“Os dois presidentes começaram por discutir as perspectivas de aprofundamento da cooperação entre a França e o Brasil, particularmente nas áreas de defesa, cooperação transfronteiriça e questões globais, com o clima e a biodiversidade, bem como intercâmbios culturais, científicos e acadêmicos”, informou o governo francês.
Em publicação nas redes sociais, Macron reafirmou a importância de “os investimentos convergirem para onde as pessoas e o planeta mais precisam”. “Vamos forjar um pacto financeiro ambicioso para lutar contra a pobreza, as mudança climática e a erosão da biodiversidade.”
Lula se reuniu, ainda, com o presidente da Indonésia, Joko Widodo. Nas redes sociais, o mandatário brasileiro ressaltou as semelhanças entre os dois países e o foco na preservação ambiental e na articulação pela paz.
O Brasil participa como convidado da Cúpula do G7, grupo que engloba sete das mais importantes economias do mundo. O país não era convidado para o evento desde 2009. Lula se encontrou, também, com o anfitrião, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
A primeira reunião bilateral de Lula foi com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, ainda na sexta (19/5). A agenda deste sábado do mandatário brasileiro inclui encontro com o chanceler alemão Olaf Scholz e com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.
Para o domingo (21/5), foram incluídos na agenda encontros bilaterais com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, com o primeiro-iinistro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da Ilhas Comores, Azali Assoumani.
O governo brasileiro não se manifestou sobre o pedido de encontro de Lula com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensnky
Veja fotos dos encontros:
Reforma do Conselho de Segurança da ONU
O presidente Lula defendeu, durante discurso em sessão da Cúpula do G7, reforma no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). “Sem reforma de seu Conselho de Segurança, com a inclusão de novos membros permanentes, a ONU não vai recuperar a eficácia, autoridade política e moral para lidar com os conflitos e dilemas do século 21”, afirmou.
No discurso, divulgado nas redes sociais (leia íntegra abaixo), Lula também criticou a “formação de blocos antagônicos ou respostas que contemplem apenas um número pequeno de países.”