metropoles.com

No Japão, Lula e Macron discutem preservação da Amazônia e paz na Ucrânia

Agenda deste sábado (20/5) do presidente Lula também inclui encontros com líderes da Indonésia, Japão e Alemanhã

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
lula macron g7 japão
1 de 1 lula macron g7 japão - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, neste sábado (20/5), com uma série de líderes mundiais na cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão. Entre eles o presidente francês Emmanuel Macron.

No encontro, os líderes discutiram a “preservação da Amazônia e caminhos para a construção da paz na Ucrânia”, afirmou Lula. O chefe do Executivo brasileiro também ressaltou a retomada da “amizade e parceria” entre os países.

“Os dois presidentes começaram por discutir as perspectivas de aprofundamento da cooperação entre a França e o Brasil, particularmente nas áreas de defesa, cooperação transfronteiriça e questões globais, com o clima e a biodiversidade, bem como intercâmbios culturais, científicos e acadêmicos”, informou o governo francês.

Em publicação nas redes sociais, Macron reafirmou a importância de “os investimentos convergirem para onde as pessoas e o planeta mais precisam”. “Vamos forjar um pacto financeiro ambicioso para lutar contra a pobreza, as mudança climática e a erosão da biodiversidade.”

Lula se reuniu, ainda, com o presidente da Indonésia, Joko Widodo. Nas redes sociais, o mandatário brasileiro ressaltou as semelhanças entre os dois países e o foco na preservação ambiental e na articulação pela paz.

O Brasil participa como convidado da Cúpula do G7, grupo que engloba sete das mais importantes economias do mundo. O país não era convidado para o evento desde 2009. Lula se encontrou, também, com o anfitrião, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

A primeira reunião bilateral de Lula foi com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, ainda na sexta (19/5). A agenda deste sábado do mandatário brasileiro inclui encontro com o chanceler alemão Olaf Scholz e com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.

Para o domingo (21/5), foram incluídos na agenda encontros bilaterais com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, com o primeiro-iinistro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da Ilhas Comores, Azali Assoumani.

O governo brasileiro não se manifestou sobre o pedido de encontro de Lula com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensnky

Veja fotos dos encontros:

0

Reforma do Conselho de Segurança da ONU

O presidente Lula defendeu, durante discurso em sessão da Cúpula do G7, reforma no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). “Sem reforma de seu Conselho de Segurança, com a inclusão de novos membros permanentes, a ONU não vai recuperar a eficácia, autoridade política e moral para lidar com os conflitos e dilemas do século 21”, afirmou.

No discurso, divulgado nas redes sociais (leia íntegra abaixo), Lula também criticou a “formação de blocos antagônicos ou respostas que contemplem apenas um número pequeno de países.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?