metropoles.com

Brics: África do Sul abre caminho para participação de Putin em cúpula

País concedeu imunidade diplomática aos líderes dos Brics na cúpula que será realizada em agosto, facilitando a ida de Putin ao evento

atualizado

Compartilhar notícia

Contributor/Getty Images
Imagem colorido mostra Putin com um sorriso no rosto - Metrópoles

O governo da África do Sul concedeu imunidade diplomática aos líderes dos Brics durante a próxima cúpula do bloco, que será realizada em Joanesburgo em agosto deste ano. Com isso, Vladimir Putin passa a ter caminho livre para participar da reunião, mesmo com um mandado de prisão do Tribunal de Haia emitido contra ele.

Nessa terça-feira (30/5), o Kremlin havia afirmando que a Rússia seria representada na cúpula dos Brics, apesar de Putin ser procurado pela Justiça internacional.

Desde que o mandado contra Putin foi emitido pelo Tribunal de Haia, em março deste ano, a participação do líder russo na reunião dos Brics se tornou uma incógnita. Por seguir a jurisdição da Corte internacional, a África do Sul teria a obrigação de prender e extraditar Putin para que fosse julgado pelos crimes que é acusado.

Apesar da decisão que favorece Putin, o governo de Cyril Ramaphosa, que mantém laços estreitos com o Kremlin, afirmou que tal imunidade não serve “para indivíduos específicos”.

“As imunidades são para a conferência, e não para indivíduos específicos. Eles são destinados a proteger a conferência e seus participantes da jurisdição do país anfitrião durante a conferência. Essas imunidades não anulam qualquer mandado que possa ter sido emitido por qualquer tribunal internacional contra qualquer participante da conferência”, ressaltou comunicado divulgado pelo Departamento de Relações Exteriores da África do Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações