metropoles.com

Primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte renuncia ao cargo

Medida abre caminho para a formação de um novo governo no país; Liga Norte rompeu com M5S

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Facebook
33385272_385127591969212_7671632084028358656_n1
1 de 1 33385272_385127591969212_7671632084028358656_n1 - Foto: Reprodução/ Facebook

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, renunciou ao cargo nesta terça-feira (20/08/2019). A medida abre caminho para a formação de um novo governo no país. Conte, do Movimento Cinco Estrelas, perdeu o apoio da Liga Norte, do Ministro do Interior Matteo Salvini, nas últimas semanas.

Caberá agora ao presidente Sergio Matarella organizar a formação de uma nova coalizão de governo entre as bancadas do Parlamento.

Apesar de Salvini confiar na antecipação das eleições para formar uma maioria parlamentar, o M5S articula uma coligação com o Partido Democrático, de Esquerda, para permanecer no poder.

O líder do PD, Nicola Zingaretti, disse hoje que seu partido quer ver ou a formação de um “governo forte” com respaldo para reformar a Itália ou uma votação antecipada, descartando a possibilidade de um governo provisório.

A Itália não faz uma eleição no outono (do Hemisfério Norte) desde a 2.ª Guerra, pois os últimos meses do ano são tradicionalmente dedicados à elaboração do orçamento – um momento-chave para um país com uma das maiores dívidas públicas do mundo.

A crise foi desatada pelo ministro do Interior e líder da Liga, Matteo Salvini, que em pleno verão, com os parlamentares de férias, anunciou que a coalizão com o 5 Estrelas já não se sustentava e pediu a primeira moção de desconfiança contra Conte. Ele esperava a convocação de eleições para governar sozinho, uma vez que seu desempenho na última votação foi melhor que o do 5 Estrelas.

Reviravolta pode tirar extrema direita do poder na Itália
Tanto o M5S quanto o opositor PD rejeitaram na semana passada a moção de censura de Salvini e começaram a negociar entre eles, apesar de antigas diferenças, uma maioria parlamentar de esquerda e a possível formação de uma aliança de governo.

Ninguém se atreve a prever o que pode ocorrer amanhã, mas, caso Conte renuncie, Mattarella pode explorar um possível acordo M5S-PD ou reeditar a atual coalizão com a Liga, algo que não desagrada tanto a Salvini, que já deixou claro que não deixará o Ministério do Interior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?