Presidente do Irã diz que “país não parou” em meio à guerra
O presidente Masoud Pezeshkian afirmou que, apesar da guerra, atividades continuam em andamento em todo o país
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, se manifestou nesta terça-feira (3/3) sobre o funcionamento do país em meio à guerra contra Israel e Estados Unidos e garantiu que o país continua com atividades em andamento.
“As circunstâncias são especiais, mas o país não parou. Há atividades em andamento em todo o país. Ao delegar as autoridades necessárias às províncias, as decisões estão sendo tomadas rapidamente e de acordo com as condições locais. A coesão nacional é o nosso principal trunfo”, escreveu em publicação no X.
Nessa segunda, o presidente iraniano afirmou que atribuiu a “todos os ministros de chefes de organizações e agências executivas a responsabilidade de fornecer serviços ininterruptos e integrados ao público em geral, com autoridade suficiente e planejamento específico, em conformidade com suas atribuições, após o término da guerra imposta”.
O Irã tem presidente?
Apesar do cargo de presidente, o poder de Pezeshkian na República Islâmica do Irã é limitado — a figura mais importante de poder político no país é a do aiatolá, o líder supremo, que tem poder de veto sobre qualquer decisão presidencial.
Diversos setores do Irã, passando pela política, economia e segurança, são controlados pela Guarda Revolucionária do Irã, que é fiel ao aiatolá — líder religioso do regime islâmico xiita, que controla o país desde 1979.
Após a morte do aiatolá Ali Khamenei, decorrente de ataques no sábado (28/2), o governo iraniano nomeou o aiatolá Alireza Arafi como líder supremo interino. Arafi assume a função durante processo formal para a escolha de um novo líder definitivo.
O presidente iraniano e o chefe do judiciário, Gholamhossein Mohseni-Ejei, assumiram o controle interino do país juntamente com Arafi.
