*
 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu nesta terça-feira (13/3), seu secretário de Estado, Rex Tillerson, e designou o atual diretor da CIA, Mike Pompeo, como seu substituto, segundo o jornal The Washington Post.

Na sexta-feira (9), Trump pediu que Tillerson deixasse o cargo, o que fez o chefe da diplomacia americana encurtar sua viagem pela África, de onde voltou ontem para Washington.

Pompeu substituirá Tillerson no Departamento de Estado e Gina Hapsel – atual vice-diretora da CIA – ficará encarregada da agência, se tornando a primeira mulher a comandar a principal organização americana de espionagem.

Em nota enviada ao diário, Trump elogiou tanto Pompeu quanto Haspel. “Estou orgulhoso de nomear o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo, para ser nosso secretário de Estado”, disse o presidente. “Mike se formou em primeiro na sua turma na (Academia Militar de) West Point, serviu com distinção no Exército dos EUA e se formou em direito em Harvard com honras. Depois, serviu aos EUA na Câmara dos Deputados e tem um histórico comprovado de trabalho”.

 

 

COMENTE

donald trumpEUARex Tillersonciasecretario de estadoMike Pompeo
comunicar erro à redação

Leia mais: Política