metropoles.com

Policiais processam Trump por incitar invasão ao Capitólio dos EUA

Segundo James Blassingame e Sidney Hemby, eles sofreram “ferimentos físicos e psicológicos” nos confrontos em 6 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Drew Angerer/Getty Images
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump
1 de 1 Ex-presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Drew Angerer/Getty Images

Dois policiais do Capitólio dos Estados Unidos processaram o ex-presidente Donald Trump e o acusam de ter incitado a violenta invasão ao Congresso em 6 de janeiro. Na ocasião, um policial morreu e dezenas ficaram feridos no ataque.

James Blassingame e Sidney Hemby, os policiais que apresentaram a ação em um tribunal federal em Washington na terça-feira (30/3), dizem ter sofrido “ferimentos físicos e psicológicos” nos confrontos.

“Os insurgentes foram estimulados pelo comportamento de Trump, que ao longo de vários meses levou os seus seguidores a acreditar em sua falsa alegação de que estava prestes a ser retirado à força da Casa Branca por causa de uma grande fraude eleitoral”, afirmam os policiais no processo.

No dia do ataque, o então presidente estava em seus últimos dias na Casa Branca e se negava a reconhecer a vitória do oponente, Joe Biden. A invasão ocorreu após discurso de Trump e durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral (procedimento que deveria ser uma mera formalidade).

“A turba de insurgentes — que Trump inflamou, encorajou, estimulou, dirigiu e incitou — entrou à força e passou por cima dos demandantes e seus colegas, perseguindo e atacando eles”, aponta a ação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?