País polinésio registra primeiro caso da Covid-19. Saiba qual

Arquipélago na Oceania recebeu voo de repatriação vindo da Nova Zelândia. Um dos tripulantes estava infectado e cumpre isolamento em hotel

atualizado 30/10/2021 13:38

A pandemia chegou a Tonga. O arquipélago anunciou na sexta-feira (29/10) o primeiro caso registrado da Covid-19, fato que gerou preocupação do primeiro-ministro daquele país, Pohiva Tu’i’onetoa. O mandatário cogita decretar o fechamento das atividades em medidas que serão divulgadas na segunda-feira (1º/11).

O teste positivo se deu em um turista, que está isolado em hotel em Tongatapu, principal ilha do país. Ele deixou Christchurch, na Nova Zelândia, na noite de quarta-feira (27/10), num voo de repatriação — missão enviada para trazer de volta cidadãos de um país presos em outra nação.

Atletas que participaram dos Jogos de Tóquio estavam no mesmo avião, já que não tinham retornado ao país desde o fim da competição.

Formado por cerca de 170 ilhas do Pacífico Sul, Tonga fechou as fronteiras logo no início da crise sanitária mundo afora. Assim, manteve-se intacta. Agora, porém, as autoridades temem que um surto da Covid-19 sobrecarregue os serviços médicos do arquipélago.

Curiosamente, a Nova Zelândia, de onde chegou o primeiro tonganês infectado pelo novo coronavírus, também decretou lockdown com apenas um caso conhecido da doença, em agosto. Os neozelandeses, porém, haviam passado por surtos da doença.

Em Tonga, cerca de 31% da população completou o ciclo vacinal contra Covid-19, enquanto 16% recebera, apenas uma dose de imunizante, segundo o portal Our World in Data.

Mais lidas
Últimas notícias