Seu corpo sofreu mudanças na pandemia? Saiba como recuperar autoestima

Pessoas que passaram por transformações na aparência estão lidando com ansiedade e insegurança na volta ao convívio social

atualizado 22/10/2021 18:26

Mulher no espelhoGetty Images

Um estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, publicada na Revista de Saúde Pública, mostrou que um em cada cinco brasileiros ganhou peso durante a pandemia de Covid-19.

No momento em que estamos retomando a vida normal, as pessoas que engordaram, emagreceram ou viveram alguma outra transformação corporal podem se deparar com comentários negativos, que acentuam inseguranças relacionadas à imagem e trazem reflexos para a autoestima.

“É perceptível que algumas pessoas estão com a autoestima mais baixa por causa de mudanças na aparência, isso pode atrapalhar o dia a dia em termos sociais, românticos, profissionais e familiares”, afirma a psicóloga Gabriella Ciardullo, da clínica Biotipo.

A autoestima é a forma como o indivíduo enxerga a si mesmo e essa percepção se constrói a partir de impressões pessoais e de terceiros, pois todos estamos inseridos em uma cultura. Em relação ao corpo, padrões de beleza são reforçados tanto pelo mercado como pelas redes sociais.

A baixa autoestima vira um problema quando a falta de amor próprio atrapalha a vida, impedindo que a pessoa faça interações necessárias ao seu bem estar. Nos casos mais extremos, o sentimento pode desencadear quadros de ansiedade e depressão.

A psicóloga afirma que a melhor forma de lidar com inseguranças relacionadas à modificações ba aparência é assumi-las. “Uma vez que, mesmo não estando dentro dos padrões, você se aceita, isso faz com que as pessoas também o aceitem melhor. As brincadeiras e as críticas vão diminuir quando os outros perceberem que você está feliz”, afirma Gabriella.

A especialista dá algumas dicas para manter a autoestima em dia. Confira:

  • Desvincule-se de moldes de beleza impostos;
  • Não faça comparações;
  • Aceite o seu próprio padrão e biotipo;
  • Pratique atividades para se sentir bem;
  • Busque estar confortável consigo mesmo;
  • Faça atividades físicas;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Caso o processo seja difícil, procure apoio psicológico.

Mais lidas
Últimas notícias