metropoles.com

ONU pune Rússia e conversa para cessar-fogo adiada: o 7° dia de guerra

O Metrópoles preparou um guia com as principais notícias da guerra: 141 países contra a Rússia e negociação para cessar-fogo adiada

atualizado

Compartilhar notícia

Sergei MalgavkoTASS via Getty Images
Militares russos ocupam Crimeia, região tomada pela Rússia da Ucrânia em 2014. Eles usam tanque e uniforme - Metrópoles
1 de 1 Militares russos ocupam Crimeia, região tomada pela Rússia da Ucrânia em 2014. Eles usam tanque e uniforme - Metrópoles - Foto: Sergei MalgavkoTASS via Getty Images

O sétimo dia da guerra foi marcado pela intensificação dos ataques russos à Ucrânia. As tropas comandadas por Vladimir Putin já sitiaram ao menos 15 cidades ucranianas, além da capital Kiev, coração do poder.

Ao longo da quarta-feira (2/3), Kiev, Kharkiv, Kherson e Mariupol enfrentaram as situações mais dramáticas. Civis foram alvo da ação militar. A Ucrânia já fala em 2 mil mortos.

O chefe do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Oleksiy Danilov, anunciou nessa terça-feira (1º/3) que um plano para matar o presidente Volodymyr Zelensky foi descoberto e frustrado pelas forças ucranianas.

Após três dias de reunião, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução contra a Rússia por causa da invasão e dos bombardeios.

Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), contabiliza 836 mil fugas da Ucrânia desde o início da invasão russa ao país, em 24 de fevereiro.

Reunião adiada

A reunião entre representantes da Ucrânia e da Rússia que estava marcada para essa quarta-feira (2/3) acabou adiada. Seria a segunda vez que os dois se sentariam à mesa de negociação. O primeiro encontro terminou sem acordo. Ainda não foi divulgada data para nova conversa.

A escalada do embate entre a Rússia e a Ucrânia desencadeou a maior crise de segurança na Europa desde a Guerra Fria (1947-1989).

Metrópoles resume, abaixo, os principais fatos do dia:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?