metropoles.com

ONU aprova resolução contra ataques de Houthis no Mar Vermelho

Conselho de Segurança da ONU aprova resolução exigindo fim de ataques do grupo Houthi no Mar Vermelho; China e Rússia se abstêm

atualizado

Compartilhar notícia

Houthi Movement/Reprodução
Resolução do Conselho de Segurança da ONU condena ataques de houthis no Mar Vermelho
1 de 1 Resolução do Conselho de Segurança da ONU condena ataques de houthis no Mar Vermelho - Foto: Houthi Movement/Reprodução

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, nesta quarta-feira (10/1), uma resolução exigindo o fim dos ataques pelo grupo insurgente islâmico Houthi, do Iêmen, a embarcações no Mar Vermelho.

Apresentado pelo Japão e Estados Unidos, projeto foi aprovado em caráter de urgência pelo colegiado. 11 dos 15 estados integrantes do conselho votaram a favor. Outros quatro países, incluindo China e Rússia, que tem poder de veto, se abstiveram.

O Conselho ainda alertou contra uma possível escalada das tensões na região, ao mesmo tempo que endossou implicitamente a criação de uma força-tarefa, liderada pelos Estados Unidos.

Além disso, a resolução também exige que os Houthis libertem o Galaxy Leader, um navio transportador de veículos ligado a um empresário israelense, sequestrado em 19 de novembro do ano passado, com 25 pessoas na tripulação.

O embaixador da China, Zhang Jun, afirmou que o atual clima de tensão no Mar Vermelho é consequência do conflito na Faixa de Gaza. Ele ainda disse ser lamentável que a resolução não exija com clareza um cessar-fogo imediato na região.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?