metropoles.com

Milei alerta contra “catástrofe econômica” em mensagem de Ano-Novo

Milei falou em usar todos os recursos possíveis, após publicar um decreto econômico mal recebido pela oposição e população

atualizado

Compartilhar notícia

Tomas Cuesta/Getty Images
Foto colorida do presidente da Argentina, Javier Milei - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da Argentina, Javier Milei - Metrópoles - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

Javier Milei, presidente da Argentina, publicou uma mensagem de Ano-Novo com alertas para 2024. Ele avisou ser necessário agir agora para evitar uma “crise econômica de magnitude desconhecida”. O mandatário também culpou governos anteriores pela situação do país.

“A menos que façamos o necessário agora, teremos uma catástrofe econômica de magnitude desconhecida a qualquer argentino vivo”, alertou em vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter).

O presidente, empossado em dezembro, disse se tratar de uma “emergência nacional”, na qual será importante utilizar “todos os recursos e ferramentas possíveis”.

Na semana passada, a Suprema Corte da Argentina anunciou que analisará a constitucionalidade do Decreto de Necessidade de Urgência (DNU), implementado por Milei, para estabelecer novo plano econômico em meio à crise no país.

A medida não é bem-aceita pelos argentinos e mobilizou a oposição e a população, que fazem manifestações contra a inconstitucionalidade do decreto. Uma greve dos trabalhadores está convocada para o dia 24 deste mês.

O DNU tem 366 artigos e revoga leis, além de desestruturar a economia. Para os manifestantes, o texto enfraquece o Estado para regulamentar as finanças e estabelecer poder de mercado.

Ainda no vídeo, Milei afirmou que 2024 será difícil para todos “devido às decisões irresponsáveis dos últimos governos”. O argentino ressaltou ser melhor “dizer uma verdade incômoda do que uma mentira confortável”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?