metropoles.com

Rara e intensa nevasca atinge Grécia e Turquia provocando caos

Milhares de motoristas ficaram presos em condições de congelamento. Vários serviços foram suspensos por conta da nevasca

atualizado

Compartilhar notícia

Esra Bilgin/Agência Anadolu via Getty Images
Istambul, Turquia, em 25 de janeiro de 2022: tráfego interrompido devido a fortes nevascas e veículos presos
1 de 1 Istambul, Turquia, em 25 de janeiro de 2022: tráfego interrompido devido a fortes nevascas e veículos presos - Foto: Esra Bilgin/Agência Anadolu via Getty Images

Uma rara nevasca cobre grandes partes da Grécia e da Turquia desde o domingo (23/1). Equipes de resgate trabalharam ao longo da noite de segunda-feira (24/1) e madrugada de terça-feira (25/1) para salvar motoristas que ficaram presos em seus carros nas rodovias.

Segundo mídias locais, o fenômeno paralisou o tráfego e prejudica diversos serviços pelo segundo dia consecutivo.

0

Várias pessoas ficaram em condições meteorológicas abaixo de 0°C durante a noite tanto na Grécia quanto na Turquia, com trechos praticamente inacessíveis.

Soldados foram convocados para entregar comida, água e cobertores aos que ficaram nos carros em Attiki Odos, o principal anel viário da capital grega. Partes da antiga Acrópole, em Atenas, ficaram submersas em uma espessa camada de neve.

As autoridades gregas declararam terça-feira feriado, fechando escritórios públicos e empresas privadas, exceto supermercados, farmácias e postos de gasolina na área da grande Atenas e em algumas ilhas.

Operações suspensas em Istambul

Máquinas pesadas foram necessárias para abrir caminho e permitir a passagem de aeronaves no aeroporto de Istambul, onde todas as operações acabaram suspensas por questão de segurança na segunda-feira (24/1).

Trabalhadores escaparam milagrosamente de ferimentos quando o telhado de um dos terminais de carga de Istambul desabou sob o peso da neve ontem.

Imagens tiradas nas estradas de Istambul na segunda-feira também mostraram cenas apocalípticas, com carros completamente submersos na neve e deixados presos em estradas antes movimentadas.

O gabinete do governador chegou a fazer um clamor para que os moradores que abandonaram seus carros nas rodovias que levem os veículos de volta às suas casa. “Por favor, vamos remover rapidamente nossos veículos”, implorou o governador Ali Yerlikaya no Twitter.

Por conta dos bloqueios de carros abandonados, os serviços de delivery, de ônibus intermunicipais e alguns serviços públicos precisaram ser suspensos.

As escolas em toda a Turquia já estavam fechadas para as férias de inverno. Moradores de rua foram levados para abrigos e passageiros retidos em terminais de ônibus, para pousadas. Mais de duas toneladas de comida foram distribuídas a cães e gatos de rua, segundo o governo de Istambul.

Segundo as autoridades turcas, mais de 40 mil toneladas de sal já foram usadas na tentativa de conter a neve, com o apoio de mais de 1,5 mil veículos e 7 mil funcionários.

Tempestade Elpida

A tempestade, chamada Elpida, deve durar ao menos até quarta-feira (26/1), potencialmente causando mais caos.

O sistema islandês de baixa pressão é a causa da frente fria que afeta grande parte do leste do Mediterrâneo nesta semana, de acordo com o Centro de Coordenação de Desastres de Istambul.

https://twitter.com/breakingweather/status/1485765113613279236

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações