metropoles.com

Dinossauro “invade” Assembleia Geral da ONU às vésperas da COP26

Vídeo usa computação gráfica para alertar sobre uso de combustíveis fósseis, risco de extinção e mudanças climáticas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ONU
dinossauro frankie na cop 26 da onu
1 de 1 dinossauro frankie na cop 26 da onu - Foto: Reprodução/ONU

O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) encontrou um maneira inusitada de chamar atenção para as mudanças climáticas. Às vésperas da 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26), a instituição divulgou vídeo com um dinossauro feito por computação gráfica.

Frankie, como foi apelidado o animal, discursa na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. “Levar vocês mesmos à extinção? Em 70 milhões de anos, essa é a coisa mais ridícula que já ouvi. Pelo menos nós tivemos um asteróide, qual a desculpa de vocês?”, questiona o dinossauro.

A ação com a criatura pré-histórica foi pensada para discutir o uso de combustíveis fósseis. “Imagine se tivéssemos gastado centenas de bilhões por ano subsidiando meteoros gigantes. É isso que vocês estão fazendo agora! Pense em todas as outras coisas que vocês poderiam fazer com esse dinheiro”, diz Frankie.

Veja o vídeo:

Leia a tradução na íntegra do discurso:

“Escutem, pessoal. Eu sei uma coisa ou duas sobre extinção, e deixe eu te falar. Vocês podem pensar que isso é óbvio, mas ser extinto é uma coisa ruim. Levar vocês mesmos à extinção? Em 70 milhões de anos, essa é a coisa mais ridícula que já ouvi. Pelo menos nós tivemos um asteróide, qual a sua desculpa?

Vocês estão a caminho de um desastre climático e os governos ainda gastam todo ano centenas de bilhões de recursos públicos de subsídios para combustíveis fósseis.

Imaginem se tivéssemos gastado centenas de bilhões por ano subsidiando meteoros gigantes. É isso que vocês estão fazendo agora! Pense em todas as outras coisas que vocês poderiam fazer com esse dinheiro.

Ao redor do mundo pessoas estão vivendo na pobreza. Vocês não acham que ajudá-los faria mais sentido que… não sei… pagar pela morte da sua espécie inteira?

Me deixe ser realista por um momento. Vocês têm uma grande oportunidade agora, a medida em que reconstroem suas economias e retornam dessa pandemia. Essa é a grande chance da humanidade!

Então aqui vai minha ideia selvagem: não escolham a extinção. Salvem a sua espécie antes que seja tarde demais. É hora de vocês humanos pararem de dar desculpas e começarem a fazer mudanças, obrigada.”

Compartilhar notícia