metropoles.com

Itália devolve “primeiro avião” da Etiópia, roubado por Mussolini

Restituição histórica: Itália devolve à Etiópia avião roubado há 90 anos e anuncia investimentos ao continente africano

atualizado

Compartilhar notícia

Governo da Etiópia/Reprodução
Itália devolve 'primeiro avião' da Etiópia roubado por Mussolini
1 de 1 Itália devolve 'primeiro avião' da Etiópia roubado por Mussolini - Foto: Governo da Etiópia/Reprodução

O governo italiano devolveu à Etiópia a primeira aeronave construída pelo país africano, em 1935, e que foi roubada durante a ditadura fascista de Mussolini. A ação aconteceu nessa segunda-feira (30/1), após um encontro de representantes de 45 nações africanas, em Roma, capital da Itália.

“Hoje é um dia de grande orgulho para os etíopes, pois celebramos a entrega oficial de ‘Tsehay’ pelo governo italiano”, escreveu o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, no X (antigo Twitter).

“Tsehay é a primeira aeronave construída na Etiópia em 1935, sob os esforços colaborativos do engenheiro alemão e piloto do imperador, Herr Ludwig Weber, e de indivíduos etíopes da época”, explicou Ahmed.

Inaugurada em dezembro de 1935, a aeronave realizou o primeiro vôo partindo da caoital Adis Abeba, viajando em um trajeto que percorreu 50 quilômetros, e que durou sete minutos. Em maio de 1936, as forças do exército fascista de Mussolini avançaram sobre a capital da Etiópia e roubaram o avião, levando-o para a Europa.

Espécime único

Descrito como “espécime único” e batizado em homenagem a filha do ex-imperador etíope, Haile Selassie, o avião se encontrava guardado no Museu da Força Aérea italiana desde 1941.

“Esta entrega representa uma mensagem muito forte de que, no rescaldo da Cúpula Itália-África, a [Itália] quer destacar o forte vínculo entre os nossos dois países e quer enfatizar o valor do diálogo e a importância da cooperação internacional”, disse Guido Crosetto, ministro da Defesa da Itália.

Também na segunda, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, anunciou um pacote de investimentos ao continente africano de R$ 29 bilhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?