metropoles.com

Israel anuncia novas rotas e estende prazo para saída de civis de Gaza

Porta-voz das Forças de Defesa de Israel orientou civis a deixarem Faixa de Gaza pelo sul até as 16h deste sábado, no horário local

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Palestina x Israel
1 de 1 Palestina x Israel - Foto: Arte/Metrópoles

Diante da iminente invasão das tropas de Israel sobre a Faixa de Gaza, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Avichay Adraee, anunciou que a população palestina terá até as 16h para deixar a área. Além disso, detalhou rotas, pelo sul do território, para saída dos civis.

“Gostaria de informar que o FDI permitirá a circulação nas ruas indicadas, sem qualquer prejuízo, entre as 10h e as 16h [deste sábado, no horário local]. Para sua segurança, aproveite o pouco tempo para se deslocar para o sul, de Beit Hanoun a Khan Yunis”, escreveu Adraee em uma rede social.

Além disso, o porta-voz afirmou: “Se você se preocupa consigo mesmo e os seus entes queridos, vá para o sul, conforme as instruções. […] Os residentes da praia e do Oeste de Olive também poderão circular pelas ruas Daldul e Al-Sana, em direção às ruas Salah Al-Din e Al-Bahr”.

0

 

O prazo para que a população desocupasse a região norte da Faixa de Gaza terminou às 18h dessa sexta-feira (13/10), pelo horário de Brasília — que registra menos seis horas em relação à Palestina.

O governo de Israel havia ordenado a saída de civis em até 24 horas, sob a justificativa de que integrantes do grupo extremista Hamas estariam escondidos na cidade de Gaza, na área da faixa de mesmo nome.

No entanto, após a determinação, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que mais de 1,1 milhão de pessoas vivem na região e considerou impossível o deslocamento sem “consequências devastadoras”.

Secretário-geral da ONU, António Guterres disse, nessa sexta-feira (13/10), que estava em contato com autoridades israelenses para tentar reverter “uma tragédia humanitária”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações