metropoles.com

Israel ordena que palestinos saiam do norte de Gaza em 24h, diz ONU

ONU recebeu mensagem de militares de Israel. Hamas orienta cidadãos da Faixa de Gaza a ignorarem ordem e permanecerem em casa

atualizado

Compartilhar notícia

Abed Zagout/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida mostra Palestinos comparecem à cerimônia fúnebre dos palestinos que morreram durante os ataques aéreos de Israel a Gaza - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Palestinos comparecem à cerimônia fúnebre dos palestinos que morreram durante os ataques aéreos de Israel a Gaza - Metrópoles - Foto: Abed Zagout/Anadolu via Getty Images

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou uma ordem de evacuação enviada pelas Forças de Defesa de Israel. De acordo com o comunicado, todos os habitantes do norte da Faixa de Gaza devem abandonar a região e seguir para o sul nas próximas 24 horas. O confronto entre israelenses e o grupo extremista Hamas chega ao sétimo dia nesta sexta (13/10).

Segundo a entidade, militares israelenses alertam que “toda a população de Gaza ao norte de Wadi Gaza [rio que divide a região em sul e norte]” deve ir para o sul. O texto foi enviado para cidadãos abrigados em instalações da ONU. A Cidade de Gaza, capital da ocupação, fica no norte.

0

O porta-voz do secretário-geral da ONU afirmou que a tarefa seria “impossível sem consequências humanitárias devastadoras”, porque implica a movimentação de cerca de 1,1 milhão de pessoas.

No entanto, um porta-voz das Forças Israelenses divulgou uma atualização diária, em vídeo, ressaltando que o comunicado referia-se apenas aos residentes da Cidade de Gaza. Lá vivem entre 700 mil e 1 milhão de pessoas.

Veja o comunicado:

“As FDI [Forças de Defesa de Israel] apelam à evacuação de todos os civis da cidade de Gaza, das suas casas, em direção ao sul, para a sua própria segurança e proteção, e a deslocarem-se para a área a sul do Wadi Gaza, o rio Gaza, conforme mostrado no mapa.

A organização terrorista Hamas travou uma guerra contra o Estado de Israel, e a Cidade de Gaza é uma área onde ocorrem operações militares. Esta evacuação é para sua própria segurança. Você só poderá retornar à cidade de Gaza quando for feito outro anúncio permitindo isso. Não se aproxime da área da cerca de segurança de Israel. Os terroristas do Hamas estão escondidos na cidade de Gaza, dentro de túneis, debaixo de casas e dentro de edifícios habitados por civis inocentes que os usam como escudos humanos.

Nos próximos dias, as FDI continuarão a operar com força significativa na cidade de Gaza e farão grandes esforços para evitar ferir civis.”

Hamas responde a Israel

Por outro lado, autoridades do Hamas para assuntos de refugiados informam que os residentes do norte da Faixa de Gaza devem “permanecer firmes nas suas casas e permanecer firmes ante esta repugnante guerra psicológica travada pela ocupação”, segundo a agência de notícias AP.

A expectativa é que as Forças de Defesa de Israel iniciem, nas próximas horas, uma forte ofensiva contra o norte do território. É possível haver, inclusive, incursões terrestres.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações