Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Israel x Hamas: entenda por que é difícil resgatar brasileiros de Gaza

Governo brasileiro negocia retirada de cidadãos pela passagem por terra em Rafah, fronteira com Egito. Local é alvo de bombardeios

13/10/2023 02:00, atualizado 13/10/2023 08:09
Compartilhar notícia
Mohammed Talatene/picture Alliance via Getty Images
Territórios Palestinos, Cidade de Gaza: Homens palestinos deixam o bairro de Karama com seus pertences, após um bombardeio israelense no bairro da Cidade de Gaza

Com a eclosão do conflito entre Israel e Hamas, o governo do Brasil iniciou uma operação para retirada de cidadãos da zona de conflito. Entre os mais de 2 mil pedidos de resgate, cerca de 20 brasileiros vivem uma situação crítica no epicentro dos confrontos entre o grupo extremista e o governo israelense: a Faixa de Gaza.

Na tarde dessa quinta-feira (12/10), um avião presidencial da Força Aérea Brasileira decolou com destino a Roma, na Itália, onde aguardará autorização do governo do Egito para pousar no Cairo e retirar brasileiros que pediram para serem resgatados de Gaza. Este é o primeiro voo do Brasil com destino ao território egípcio.

Israel x Hamas: entenda por que é difícil resgatar brasileiros de Gaza - destaque galeria
3 imagens
Bader Monir Bader, de 11 anos, é um dos 13 brasileiros que estão abrigados na Escola das Irmãs do Rosário, na Faixa de Gaza
Brasileiros aguardam repatriação
Bandeira do Brasil na escola onde alguns dos brasileiros aguardam repatriação
1 de 3

Bandeira do Brasil na escola onde alguns dos brasileiros aguardam repatriação

Reprodução
Bader Monir Bader, de 11 anos, é um dos 13 brasileiros que estão abrigados na Escola das Irmãs do Rosário, na Faixa de Gaza
2 de 3

Bader Monir Bader, de 11 anos, é um dos 13 brasileiros que estão abrigados na Escola das Irmãs do Rosário, na Faixa de Gaza

Reprodução
Brasileiros aguardam repatriação
3 de 3

Brasileiros aguardam repatriação

Reprodução

A aeronave foi convocada em caráter de emergência, o que indica um possível avanço das negociações entre os governos brasileiro e egípcio para autorizar a entrada dos brasileiros no país africano.

A fim de garantir a segurança do deslocamento até a fronteira, o governo federal trabalha para reunir toda a documentação necessária à operação, bem como informar a autoridades egípcias, palestinas e israelenses o dia e o horário exatos em que um ônibus faria o trajeto entre a Faixa de Gaza e a cidade de Rafah, no Egito.

Entre os pontos que dificultam o processo, estão possíveis bombardeios a Rafah, para impedir o furo do bloqueio israelense; o risco de extremistas do Hamas infiltrados adentrarem o território egípcio; e a falta de estrutura migratória adequada no Egito para receber os brasileiros.

De acordo com o Itamaraty, a maior parte dos brasileiros em Gaza são mulheres e crianças, concentrados em uma escola, onde receberam suprimentos básicos. A situação, no entanto, tende a se agravar no local, em função do bloqueio israelense que interrompeu o fornecimento de energia, água, alimentos e medicamentos, até que os reféns do Hamas sejam libertados.

A passagem por Rafah, por onde os brasileiros sairiam e a ajuda humanitária aos palestinos entraria, tem sido bombardeada pelo governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Segundo a imprensa local, o governo israelense advertiu que autoridades egípcias não devem fornecer ajuda a Gaza, sob pena de sofrer ataques aéreos contra caminhões que transportassem suprimentos para a área controlada pelo Hamas.

Bloqueios terrestres e aéreos

A Faixa de Gaza, território de pequenas dimensões que abriga 2,3 milhões de pessoas, fica entre Israel, Egito e Mar Mediterrâneo, e está sob domínio do grupo extremista Hamas desde 2007. Os fundamentalistas, bem como civis — entre eles, mulheres e crianças — que moram na região, vivem “encurralados”.

O governo israelense controla o espaço aéreo e restringe a entrada de mercadorias por meio de suas fronteiras. O mesmo ocorre ao sul do território, vigiado pelo governo egípcio. Diante do bloqueio total imposto por Israel, não há corredores humanitários para a saída dos civis na zona de combates.

Entenda o que é a Faixa de Gaza, lar de 2 milhões de palestinos

O único caminho para saída de Gaza por terra, sem passar por Israel, é por Rafah, na fronteira com o Egito, local alvo de bombardeios das tropas lideradas por Netanyahu. O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, contratou veículos terrestres para fazer o transporte até a passagem.

No entanto, o Brasil ainda não recebeu o aval do Egito para a chegada dos brasileiros; portanto, não há data prevista para o resgate.

Veja o local no mapa:

imagem colorida de mapa - metrópoles

Brasileiros presos

Antes mesmo da eclosão do conflito mais recente entre Israel e Hamas, cerca de 80% da população de Gaza já dependia de ajuda internacional, segundo a ONU. Além disso, aproximadamente 1 milhão de pessoas no local contavam com doações de alimentos para sobreviver.

Bader Monir, 11 anos, é um dos 13 brasileiros abrigados na Escola das Irmãs do Rosário, na Faixa de Gaza. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv pediu, na quarta-feira (11/10), que Israel não bombardeie uma escola que abriga os brasileiros em meio ao conflito.