Irmão de Delcy, presidente do Parlamento defende volta de Maduro
Jorge Rodríguez, reeleito presidente do Legislativo nesta segunda-feira (5/1), afirmou durante posse que atuará pelo retorno de Maduro
atualizado
Compartilhar notícia

A Assembleia Nacional (AN) da Venezuela reconduziu, nesta segunda-feira (5/1), Jorge Rodríguez, irmão mais velho da presidente interina Delcy Rodríguez, ao cargo de presidente do Legislativo. Ele foi eleito por ampla maioria e afirmou que a principal missão da Casa, nos próximos dias, será atuar para o retorno do presidente Nicolás Maduro ao país.
O que está acontecendo
- Os Estados Unidos atacaram, no último sábado (3/1), diversas regiões da Venezuela.
- O mandatário norte-americano, Donald Trump, confirmou a captura do presidente Nicolás Maduro e da esposa dele, Cilia Flores.
- Maduro passou a ser o principal alvo das ameaças de Trump. Isso porque o presidente da Venezuela é apontado como chefe do Cartel de los Soles — grupo recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista internacional.
A nova composição da Assembleia foi empossada para o período constitucional de 2026 a 2031, com sessões ordinárias de 2026 a 2027. Ao todo, 284 deputados estiveram presentes. Apenas a deputada Cilia Flores, esposa de Maduro, não compareceu.
Além de Rodríguez, foram escolhidos Pedro Infante como primeiro vice-presidente e a deputada Grecia Colmenares como segunda vice-presidente. As indicações também foram aprovadas por ampla maioria, em uma sessão marcada por palavras de ordem como “Viva a Pátria!”, “Viva Bolívar!” e “Viva o presidente Maduro!”.
Discurso de posse
Durante o discurso de posse, no Palácio Legislativo Federal, Jorge Rodríguez afirmou que vai dedicar seus esforços a buscar a volta de Nicolás Maduro. “Minha principal função, como homem, como deputado, como presidente da Assembleia Nacional, será usar todos os procedimentos, plataformas e espaços para trazer de volta Nicolás Maduro, meu irmão, meu presidente”, declarou.
O parlamentar defendeu a unidade nacional e o respeito à identidade venezuelana, destacando que este é um momento para fortalecer os valores libertários associados a Simón Bolívar. Ele pediu que os cidadãos se enxerguem como “garantes da paz e da prosperidade”. Rodríguez também homenageou os mortos durante a ofensiva dos Estados Unidos no último sábado (3/1), dizendo que é necessário “transformar as lágrimas em força e certeza”.
Ao mencionar a ausência de Cilia Flores, ele afirmou que a cadeira dela no plenário simboliza resistência. “Há uma deputada ausente nesta câmara, há uma cadeira que pertence à minha irmã Cilia Flores, e enquanto procuramos e conseguimos recuperar Cilia, que uma flor vermelha em seu lugar e em sua cadeira nos lembre que somos gratos por sua coragem, por sua integridade, e que essa dívida será paga no dia em que a tivermos aqui conosco”, disse.
👏🇻🇪 Durante la instalación del período constitucional legislativo 2026- 2031, diputados de ese órgano legislativo ovacionaron el curul de la Diputada y Primera Dama Cilia Flores, quien fue secuestrada por el gobierno de los Estados Unidos.
🔴 En ese contexto, el diputado de la… pic.twitter.com/Necm2ArbEh
— teleSUR TV (@teleSURtv) January 5, 2026
Rodríguez afirmou que a Venezuela “nunca buscou a guerra nem enviou soldados para subjugar outras nações”, reforçando o que chamou de caráter pacífico do povo venezuelano. Ao mesmo tempo, disse que o objetivo não é “a paz dos ajoelhados ou subjugados”, e sim uma paz “da liberdade e da vida”.
