Irã e agência de energia atômica se reúnem antes de agenda com EUA

EUA e Irã buscam resolver por vias diplomáticas impasses do programa nuclear do país liderado pelo aiatolá Ali Khamenei

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução X
Imagem colorida,Ministro das Relações Exteriores iraniano eo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida,Ministro das Relações Exteriores iraniano eo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)- Metrópoles - Foto: Reprodução X

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, se encontrou com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Rafael Grossi, nesta segunda-feira (16/2), em Genebra, na Suíça. A reunião acontece antes do encontro de representantes dos Estados Unidos e do Irã, nesta terça-feira (17/2), onde será discutido o programa nuclear iraniano.

“Acompanhado por especialistas nucleares, irei me encontrar com Rafael Grossi. Na segunda-feira, para uma discussão técnica aprofundada. Também haverá reunião Badralbusaidi antes do encontro diplomático com os EUA na terça-feira, estou em Genebra com ideias concretas para alcançar um acordo justo e equitativo. O que não está em discussão: submissão diante de ameaças”, escreveu o diplomata iraniano, no X.

Grossi publicou uma foto com o chanceler iraniano e disse que esta terça será um dia de “importantes negociações”. Isso porque o palco da cúpula nuclear com representantes dos EUA e do Irã será nesta data e em solo neutro, onde Grossi e Araghchi estão reunidos: no sudoeste da Suíça, em Genebra, na fronteira com a França.

EUA e Irã buscam resolver impasses do programa nuclear do país – liderado pelo aiatolá Ali Khamenei – por vias diplomáticas. O último dia 6 marcou o encontro mais recente nas mesas de negociações de Washington e Teerã, na capital de Omã, Mascate. Os representantes concordaram em prosseguir as discussões sobre o programa nuclear do país.

Essas negociações acontecem porque os EUA não aceitam que o Irã desenvolva armas nucleares. Segundo o presidente norte-americano, Donald Trump, sem a produção desse artefato, o mundo fica mais “seguro e livre” da “maior ameaça do mundo”.

“Arrogância e orgulho”

Por fora das vias diplomáticas, os dois países promovem uma tensão militar em meio às divergências para um trato sobre o programa nuclear iraniano. Depois do encontro em Omã, Trump disse a jornalistas que estava tendo dificuldades de “chegar a um acordo” com o Irã e sugeriu a possibilidade de uma invasão no país.

Além da pauta nuclear, Trump incita iranianos a manterem protestos contra o regime dos aiatolás, o que cria mais um conflito entre os dois países, uma vez que o Irã interpreta que a interferência e as ameaças dos EUA contra aiatolá Ali Khamenei é por “arrogância e orgulho”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?